Divulgação

Projeto PROPS integra o volume III da coleção “Online Hate Speech Trilogy”


Os investigadores do CIAC Ana Filipa Martins, Bruno Mendes da Silva, Alexandre Martins e Susana Costa publicaram o capítulo: “The PROPS project: interactive narratives as counterpoints to online hate speech in video games”, integrando o volume III da coleção “Online Hate Speech Trilogy”, coordenada pelo investigador Branco Di Fátima.

O terceiro livro da trilogia centra-se na apresentação de métodos de deteção, análise e combate à linguagem tóxica na Internet. A par dos dilemas legais que nascem da vontade de punir os disseminadores de discursos de ódio, a identificação desses discursos online é um dos maiores desafios no campo dos estudos sobre narrativas violentas e ataques virtuais. Os autores analisam os desafios da identificação de narrativas violentas através da automatização, as vantagens da codificação manual de publicações nas redes sociais e as oportunidades oferecidas pela IA neste domínio de investigação.

O capítulo dos investigadores aborda o PROPS — Interactive Narratives Propose Pluralist Speech, projeto em que participaram na sua criação e desenvolvimento. Trata-se de uma iniciativa financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolvida pela Universidade do Algarve, Universidade da Beira Interior, Universidade Politécnica de Santarém e Universidade Aberta.

O PROPS é um projeto centrado na educação para os media, visando travar o discurso de ódio nos videojogos online. O objetivo é abordar este problema nos jogos online através do desenvolvimento de múltiplas narrativas digitais interativas, concebidas para atrair, motivar e envolver educadores, professores, crianças e jovens na reflexão e discussão sobre o discurso de ódio online.

O projeto visa melhorar a compreensão das complexidades inerentes às comunidades de jogo. Com esse intuito, a equipa do projeto realizou um estudo abrangente, utilizando uma variedade de ferramentas e técnicas de recolha de dados, incorporando métodos de processamento de dados quantitativos e qualitativos. Esta abordagem permitiu ao grupo do projeto obter uma compreensão mais profunda deste tópico e campo de estudo. Ao utilizar inquéritos e grupos de discussão como ferramentas de recolha de dados, a equipa conseguiu reunir as perspetivas dos jovens jogadores relativas às suas experiências com mensagens ofensivas, ambientes online tóxicos e normas de conduta nos jogos.

O livro encontra-se em acesso aberto e download gratuito. Mais informações (aqui)


Esta publicação também está disponível em: Inglês