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Publicado novo número da Revista ROTURA com o tema “Visualidade situada e partilhada: representações de e desde as mulheres”
Foi publicada a nova edição da ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes., com o tema “Visualidade situada e partilhada: representações de e desde as mulheres” e que contou com as editoras convidadas da Universidad Rey Juan Carlos, Gema Pastor Andrés, Diana Fernández Romero e Silvia Magro Vela.
De acordo com os postulados da epistemologia feminista, esta edição buscou explorar as relações entre o poder, o conhecimento e a representação, atendendo às narrativas visuais com potencial transformador desde a criação colaborativa, propostas de pensamento, ação ou análise que imaginem e abram possibilidades encerradas. Além disso, almejou-se compreender o poder das representações contemporâneas que surgem da relação entre pessoas e imagens e nos movem à ação para indagar a pergunta sobre como articular novos e/ou radicais modos de interpelar os sistemas dominantes da produção cultural de e desde as mulheres.
Dentro da proposta deste dossier, apresentamos os seguintes contributos:
- Pottery and resistance: rural women and their transformative contribution during the Spanish Transition. Photografphy as claim for memory, de Elisa Lozano Triviño e Mar Marcos Molano;
- Vênus entre tempos: da especulação arqueológica à fabulação crítica, de Maria Figueiredo Vaz;
- Criação Partilhada entre realizadora e espectadora: Rua dos Anjos a partir de uma leitura feminista, de Renata Ferraz e Izabelle Louise;
- Male Gaze and Female Gaze in the music industry. Analysis of the MTV Music Awards Song of the Year winning videos, de Galo Vásconez Merino, Astrid Aguagallo Suárez, Rommina Mikaela De la Cruz Cruz e Antonella Carpio Arias;
- Looking for a Husband with a EU Passport (2000-2005). A cidadania como barreira à circulação, de Pedro Gonçalves;
- Discursivities of empowerment, marginal women’s agency, and psychogeography of madrasa, de Mohd Muzhafar Idrus, Normazla Ahmad Mahir, Norhaili Massari e Habibah Ismail;
- O Manifesto das Ovelhas: Lã, Mulheres e o Fio Invisível, de Emanuela Constância Boccia.
Esta edição conta ainda com as secções Relato de processo, Entrevistas e Recensões, Varia e Ensaios.
O volume completo pode ser encontrado no site da Revista.
A chamada para a próxima edição, com o tema “Métodos visuais para investigar a comunicação a partir de perspetivas criativas e multimodais” decorre até 27 de fevereiro de 2026
A criação visual enquanto ferramenta metodológica não implica que o objeto de estudo seja visual em si, mas enquanto método e abordagem está inegavelmente relacionada com os estudos da visualidade e com a prática comunicativa. As imagens podem desempenhar múltiplas funções nos processos de investigação e ser integradas de diversas formas: produzidas pelos participantes, criadas com objetivos experimentais, encontradas e utilizadas como dados empíricos ou enquanto artefactos evocadores. Podem ser teorizadas, utilizadas para obter novos dados, para documentar processos ou para explorar representações e interpretações subjetivas e partilhadas. A ambição integradora dos métodos visuais questiona a ética, a visualidade, o olhar, o papel e a corporeidade do/a investigador/a, bem como as formas de criar e partilhar o conhecimento.
Convidamos à submissão de artigos, tanto empíricos como teóricos, que reflitam sobre as formas de investigação visual.
- Metodologias visuais e tecnologias emergentes
- Visão e inteligência artificial nas metodologias visuais de investigação
- Interseções entre métodos visuais e práticas de investigação-criação
- Estudos críticos sobre ética interpretativa nos processos de investigação visual
- Criação e estética científica visual: pós-documentário, imersivo, interativo ou transmédia
- Casos e restituições visuais digitais de investigação
- Epistemologia e estudos sobre a visualidade algorítmica
- Análise de políticas visuais algorítmicas no reconhecimento de regimes escópicos
DATAS-CHAVE
Prazo para apresentação de propostas: 27 de fevereiro de 2026
Notificação de aceitação: 30 de abril de 2026
Apresentação da versão final: 29 de maio de 2026
Publicação: 30 de julho de 2026
COORDENADORES
Alba Marín Carrillo, Universidad de Extremadura (Espanha);
Charles-Alexandre Delestage, Université Bordeaux Montaigne (França);
Fernando Contreras Medina, Universidad de Sevilla (Espanha);
Ricardo Ignacio Prado Hurtado, Universidad Anáhuac (México);
Noa Real García, Universidad de La Laguna (Espanha).
A Revista ROTURA obteve recentemente a distinção Q1 na SJR.
Mais informações sobre a chamada de trabalhos (aqui).
Esta publicação também está disponível em: Inglês