Divulgação

Quarta edição da Revista Lit&Tour já disponível
O CIAC divulga o quarto número da revista Lit&Tour: International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR). Dedicada ao tema rotas literárias, esta edição explora as rotas literárias não apenas como uma atração turística, mas como um poderoso instrumento pedagógico e cultural. Ao longo dos últimos anos, as rotas literárias se expandiram significativamente, envolvendo cada vez mais atividades que revitalizam a experiência literária em locais que inspiraram obras literárias, ou que de alguma forma estão relacionadas a elas.
Tradicionalmente associadas ao turismo cultural, as rotas literárias evoluíram, tornando-se ferramentas educacionais essenciais. Com esse enfoque, o número 4 da Lit&Tour, com o título “Literary Routes for Education and Tourism”, propõe uma reflexão profunda sobre a aplicação dessas rotas não apenas como uma vivência estética, mas também como um meio de introdução ao universo literário. O que antes era uma prática voltada para conhecedores, hoje se expandiu para uma gama mais ampla de públicos, transformando os itinerários literários em veículos de inclusão cultural e educação.
Segundo os editores da revista, Jordi Chumillas e Pere Quer, as rotas literárias precisam se renovar constantemente. “Hoje, diferentes vozes começaram a falar sobre novas necessidades nas abordagens das rotas literárias, como a incorporação de tecnologias para melhorar a experiência dos participantes e a criação de fórmulas mais imaginativas”, destacam, apontando a evolução desse tipo de turismo e sua importância sociocultural.
A edição apresenta quatro artigos que exploram as diferentes vertentes das rotas literárias. Cada texto traz à tona a ideia de que a literatura, quando integrada ao território, não apenas enriquece a experiência do visitante, mas também modifica a maneira como esse espaço é percebido. As contribuições abordam diferentes realidades, desde projetos de incentivo à leitura até propostas inovadoras de promoção do turismo cultural. Conta com os textos: “La eficacia didática de la ruta literaturizada”, Mia Güel, da Universitat de Vic. “Cartografia e turismo literário pelo sertão de Rosa“: Sergio Donizete Faria e seus colegas da Universidade Federal de Minas Gerais. “Percurso queirosiano em Newcastle”: Conceição Pereira, do Instituto Camões.“Enhancing Students’ Interest in Literature through Literary Tourism”, da pesquisadora Ilda Erkoçi, da Universidade de Shkodra.
Além dos artigos, a edição conta com uma análise detalhada de duas obras sobre Geografias Literárias, e uma resenha sobre Palavras Nómadas, de Dora Nunes Gago, que explora as conexões entre literatura e turismo. Para os editores da revista, este número representa uma oportunidade de refletir sobre o futuro das rotas literárias, especialmente no que se refere à inovação e à adaptação a novos contextos sociais e tecnológicos.
A publicação reflete um esforço coletivo para transformar as rotas literárias numa ferramenta ainda mais acessível e eficaz para educadores, turistas e comunidades locais. Se o turismo literário continuar a limitar a um nicho elitista, como alertam os editores, poderá perder sua relevância social. No entanto, quando essas rotas literárias são adaptadas e enriquecidas com novas tecnologias e práticas pedagógicas, o impacto pode ser substancial, proporcionando benefícios tanto para os visitantes quanto para as comunidades visitadas.
A quarta edição da revista Lit&Tour já está disponível para leitura, trazendo importantes contribuições sobre o uso de rotas literárias no turismo e na educação. Acede à publicação completa (aqui).
Esta publicação também está disponível em: Inglês