Divulgação

Sílvia Leiria Viegas participa na 23.ª Conferência do OIDP


Sílvia Leiria Viegas, investigadora do CIAC, participará na OIDP — 23.ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa.

OIDP é uma rede internacional de mais de mil cidades, organizações e centros de investigação que implementam e trocam experiências de democracia participativa a nível local. A conferência de 2024 será realizada em Valongo, de 17 a 19 de outubro, terá como tema as “Ameaças populistas: Construir a Resiliência Democrática com Comunidades Participativas” e contará com a participação de Cas Mudde, um dos especialistas mais destacados no tema do populismo, na sua sessão inaugural.

Os fóruns e debates desta conferência serão principalmente dedicados a identificar as formas e os mecanismos de democracia participativa que melhor defendem as comunidades das derivas autoritárias baseadas na desinformação, típicas de alguns fenómenos populistas.

No dia 18 de outubro, das 14h30 às 16h30, no FÓRUM VALLIS LONGUS, Sílvia Viegas apresenta a sua comunicação no âmbito da temática “Inclusão e Diversidade”, abordando os “Refugiados e imigrantes, e o acesso à habitação em Portugal. Políticas, práticas e participação cidadã”.

“Esta apresentação segue a linha do artigo de Viegas e Santinho (2025) escrito sobre o tema em debate. O seu objetivo é enquadrar de forma resumida: os paradigmas urbanos e habitacionais de exclusão em vários contextos e localidades (turistificação, gentrificação, captação de capital estrangeiro, periferização, exploração rural, etc.); dimensões políticas que afetam a estrutura global de apoio a refugiados e imigrantes forçados; e a importância dos vários atores na busca de abordagens locais e alternativas situadas. Outro objetivo é apresentar a experiência de trabalho ativista e de colaboração no Fórum Refúgio Portugal”, refere Sílvia Viegas.

Mais informações (aqui)


Esta publicação também está disponível em: Inglês