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Susana Costa aprovada com distinção em Provas Públicas de Doutoramento
NNo passado dia 23 de junho de 2025, Susana Raquel Gonçalves da Costa Mendes da Silva, investigadora do CIAC, defendeu com sucesso a sua tese de doutoramento intitulada IN[THE HATE BOOTH]: Conter o discurso de ódio em jogos e comunidades digitais através da cidadania e literacia digital, no âmbito do programa de Doutoramento em Média-Arte Digital, especialidade em Comunicação, Cultura e Arte, da Universidade do Algarve.
As provas realizaram-se na Sala de Videoconferência (0.10), no Edifício 1 do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, perante um júri presidido pela Professora Doutora Ana Isabel Candeias Dias Soares (FCHS – UAlg), e composto pelos seguintes membros:
- Professor Doutor Rui Filipe Fernandes Prada (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa)
- Professor Doutor Nelson Troca Zagalo (Universidade de Aveiro)
- Professora Doutora Mirian Estela Nogueira Tavares (FCHS – Universidade do Algarve)
- Professor Doutor Manuel Célio de Jesus da Conceição (FCHS – Universidade do Algarve)
- Professor Doutor Francisco Alexandre Lopes Figueiredo Merino (Universidade da Beira Interior)
- Professor Doutor Pedro Jorge Agostinho Alves da Veiga (Universidade Aberta)
Os Professores Doutores Rui Prada e Nelson Zagalo atuaram como arguentes principais.
A tese, aprovada com a classificação de Muito Bom, por unanimidade, com louvor (cum laude), centra-se na problemática do discurso de ódio nas sociedades digitais, propondo uma abordagem criativa e interventiva através da instalação-jogo IN[THE HATE BOOTH]. Desenvolvido com base numa metodologia de investigação baseada na prática, o projeto articula estratégias narrativas e participativas com o objetivo de promover a literacia digital e combater a disseminação do discurso de ódio em ambientes online.
A instalação-jogo, integrada também no projeto PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista, tem vindo a ser apresentada em diversos contextos educativos e comunitários. Um dos exemplos mais significativos foi a sua apresentação no Agrupamento de Escolas Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, onde foi experimentada por várias turmas do ensino básico e secundário. Através de um itinerário pedagógico e com o apoio da biblioteca escolar, os alunos foram convidados a interagir com um ambiente imersivo que simula o encerramento enigmático de uma página web. Neste espaço, os participantes exploram um desafio de ficção interativa que estimula a reflexão crítica sobre fenómenos como o cyberbullying, o assédio online e o discurso de ódio.
A obra propõe uma experiência tridimensional que vai além do digital, promovendo o envolvimento ativo do público e aproximando a investigação académica de problemáticas sociais concretas. A aprovação com distinção assinala o mérito, a originalidade e o impacto desta investigação, que se afirma como uma contribuição relevante para os estudos em média-arte digital e para o desenvolvimento de práticas inovadoras de intervenção artística, educativa e social.