Publicação
Thiago Garcia Martins publica artigo sobre Estratégias Discursivas na Publicidade
O artigo “Corpo, linguagem e videoclipe: estratégias discursivas da/na publicidade”, do investigador visitante Thiago Garcia Martins, foi publicado na Animus – Revista Interamericana de Comunicação Midiática, da Universidade Federal de Santa Maria.
Neste artigo, escrito em co-autoria com Cristiane Wosniak, é apresentada uma reflexão sobre possíveis diálogos e convergências da linguagem do videoclipe, contaminando as propriedades narrativas de uma campanha publicitária brasileira.
O artigo começa por explorar de que forma as propriedades tecnoestéticas do videoclipe contribuem para remodelar as conexões entre imagem e o imaginário do público por meio da construção narrativa em um comercial de uma marca.
O conjunto selecionado para a análise reflexiva consiste na publicidade da marca Avon, mais especificamente no seu produto BB Cream, difundido através da campanha #SintaNaPele (2016). Seguindo uma abordagem metodológica analítica, de caráter semiótico, Thiago Garcia Martins argumenta que se verifica uma espécie de mensagem predominante assente na inter-relação em trânsito linguístico, estético e discursivo da peça publicitária, reforçando a “quebra de estereótipos” e o apoio ao movimento LGBTI.
A Revista Animus trata a comunicação nas suas diferentes instâncias, desde a produção até ao consumo. O fenómeno da comunicação é considerado um agente transformador nos contextos sociais e culturais, regulando a configuração dos dispositivos e condicionando a formação discursiva.
O artigo pode ser consultado aqui.
Esta publicação também está disponível em: Inglês