- Promover a formação avançada (2º e 3º ciclos) em parceria com unidades e instituições de investigação e ensino nacionais e internacionais.
- Investigar os suportes (materiais, virtuais, tecnológicos) dos fenómenos mediáticos, artísticos e comunicativos, incluindo a criação de plataformas digitais relacionadas com os objetos de investigação fundamental e aplicada.
- Investigar formas de apropriação das linguagens mediáticas e artísticas, igualmente relacionadas com a verbalização, o contacto de línguas e com a Comunicação Humana, com incidência particular nos estudos das Literacias (dos Media, das Artes e da Ciência), da mediação, da interculturalidade e da multimodalidade comunicativa.
- Desenvolver investigação aplicada em laboratórios de criação e ensino artísticos, nos domínios das Artes (Teatro, Literatura, Cinema, Artes Plásticas, Artes Digitais) e da comunicação, estabelecendo nexos entre as hipóteses da investigação fundamental e os processos de criação próprios das várias formas de expressão artística.
- Desenvolver uma linha editorial para promover os resultados e produtos obtidos da investigação em artes e comunicação.
- Organizar seminários, colóquios e outros eventos de cariz científico, com o objetivo de promover o debate de ideias entre o público de instituições locais, nacionais e internacionais.
- Promover, através de projetos, a articulação do CIAC com o tecido empresarial regional e nacional, a troca de conhecimento e a produção de novos saberes.
- Inserir projetos e ações no tecido regional, como modo de contribuir para a disseminação do conhecimento produzido no Centro, bem como ajudar na produção e na difusão do conhecimento produzido pela sociedade envolvente nas áreas das Artes e da Comunicação.
Esta publicação também está disponível em: Inglês