O CIAC associa-se ao Projeto BEST MED – Beyond European Sustainable Tourism Med Path – que tem como principal objetivo um desenvolvimento turístico responsável do Mediterrâneo para a promoção da sua sustentabilidade.
Este projeto, que foi aprovado em outubro de 2019, tem um orçamento próximo dos três milhões de euros e encontra-se a decorrer até junho de 2022.
O Projeto BEST MED é coordenado pelo parceiro principal, El Legado Andalusí (Espanha), e tem 11 parceiros entre nove países, sendo um desses a Universidade do Algarve (UAlg). Encontrar formas de aliviar a sazonalidade e reduzir a falta de cooperação entre os intervenientes no processo turístico, na área mediterrânica, com o intuito de promover a criação de destinos sustentáveis a nível europeu, são alguns dos objetivos deste projeto. As atividades a implementar passam pelo desenvolvimento de rotas culturais, que permitirão aos turistas visitar e permanecer em áreas de interior, promovendo dessa forma o património natural e cultural existente na zona do Mediterrâneo, como por exemplo, no Algarve.
Esta iniciativa, acolhida pelo Cinturs, conta agora, na sua equipa UALG, com a participação de investigadores do CIAC, nomeadamente os professores Bruno Mendes da Silva e Mirian Tavares, responsáveis por algumas das tarefas do projeto.
Mais informações aqui.
Esta publicação também está disponível em: Inglês