A salvaguarda do património cultural ultrapassa em muito a sua preservação. Consiste numa construção contínua que implica comunicar o património às novas gerações e envolvê-las na sua descoberta e valorização, sendo para isso necessário que se adotem ações adequadas a uma realidade contemporânea em que as novas tecnologias geram uma nova lógica para a produção, distribuição e consumo do conhecimento.
No Museu Municipal de Faro, encontramos uma das mais importantes coleções de cartazes existentes em Portugal. Constituída por 330 exemplares, de várias nacionalidades e datados das primeiras três décadas do século XX, a coleção está dividida em três grandes núcleos temáticos: Cinema; Circo, Teatro e Variedades; e Publicidade Comercial. É neste contexto que surge o projeto CURATE: Utilização Criativa de Tesouros Artísticos Revividos para a Educação (Creative Utilization of Revived Artistic Treasures for Education).
Desenvolvido em parceria com o Museu Municipal de Faro e contando com a colaboração de colegas da Universidade do Porto, Universidade Católica, Universidade MacKenzie (Brasil) e do I.P Tomar, este projecto do CIAC, liderado pelos investigadores Bruno Mendes da Silva e Jorge Carrega, adopta uma abordagem transdisciplinar ao património cultural, à museologia e à educação e, partindo da digitalização desta coleção patrimonial, tal como recomendado na componente “C4 Cultura” do PRR, tem como objetivo principal promover a sua disseminação através de uma plataforma digital que irá oferecer um acesso inclusivo, baseado no desenvolvimento de exposições virtuais e de conteúdos interativos e digitais, tendo em vista cativar a comunidade escolar, investigadores e o público em geral, para uma descoberta das artes visuais e do cartaz, estimulando a criatividade e ampliando as competências mediáticas dos visitantes e utilizadores através desta coleção.
Uma das fases deste projeto foi a criação de uma exposição virtual dedicada a um conjunto de 20 cartazes de cinema Italianos (datados de 1908-1915), que complementa uma exposição física, ambas intituladas “A ascensão do cinema italiano na coleção de cartazes do Museu de Faro”, que serão inauguradas em novembro de 2024.
Concebida por uma equipa de curadores e investigadores do CIAC, a exposição virtual apresenta cartazes reconstituídos por IA, vídeos de alguns dos filmes anunciados nos cartazes do Museu, assim como textos e sons, que não integram a exposição física.
Ao longo de 2025 e 2026, pretendemos continuar a desenvolver este projeto com a realização de um estudo sobre os núcleos de cartazes de publicidade, circo, teatro e variedades que integram a coleção do Museu de Faro, assim como a curadoria de uma nova exposição física e a criação de uma segunda exposição virtual, concebida para integrar na plataforma digital que prevemos criar em 2026.
A exposição virtual poderá ser acedida a partir de novembro de 2024.
Esta publicação também está disponível em: Inglês