Todos os alunos necessitam de professores que sejam linguisticamente sensíveis e responsivos. Apesar da investigação existente e das ferramentas desenvolvidas para os professores, assiste-se a uma dificuldade em alterar as políticas e práticas de enquadramento monolíngue nas escolas. O projeto LISTiac (Linguistically Sensitive Teaching in All Classrooms) pretende contribuir para uma mudança na cognição, formação e desenvolvimento profissional dos professores.
Para que todos os alunos na Europa tenham as mesmas condições no alcance do seu bem-estar e do sucesso educacional, o LISTiac propõe, através da integração de pedagogias multilíngues, a renovação do currículo de formação inicial de professores e a disponibilização de formação complementar para professores em serviço. Visando uma mudança educacional em vários níveis e alvos (principalmente em professores em formação e em serviço), o projeto desenvolve e experimenta uma ferramenta de reflexão téorica para um ensino sensível à linguagem, com visão positiva sobre os recursos multilinguísticos dos alunos.
Ao apoiar e capacitar a comunidade escolar com pedagogias multilíngues, pretende-se que os (futuros) professores sejam linguisticamente mais sensíveis às suas crenças, atitudes e ações nas salas de aula.
Esta publicação também está disponível em: Inglês