O projeto Tutoria Virtual, que se encontra a ser desenvolvido no pólo do CIAC na Universidade Aberta, é liderado pelo investigador Adérito Fernandes Marcos (Universidade Aberta).
Este projeto, que conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem como parceiros a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FFC/FC/UL) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC ID/INESC/IST/UTL).
O projeto visa analisar o impacto pedagógico resultante da integração de interfaces antropomórficas com características emocionais, também denominadas Agentes Virtuais Encapsulados (ECA) ou “avatares”, em ambientes de aprendizagem online (OL) baseados em sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) em contexto do ensino universitário online. A principal ideia é estudar e entender como os ECAs podem ser modelados/adaptados e utilizados como Tutores Virtuais (analogia do tutor humano) em LMS, estando disponíveis individualmente a cada estudante para apoio e acompanhamento online.
Este projeto prevê a montagem de três cenários de experimentação da tutoria virtual, um em cada uma das seguintes áreas de saber: ciências naturais; ciências computacionais; ciências sociais. Nestes cenários de ensino-aprendizagem os estudantes estarão integrados em turmas virtuais em cursos online de 1.º e 2.º ciclo do ensino superior, onde cada um terá à sua disposição uma instância particular do Tutor Virtual que o acompanhará ao longo do semestre.
Esta publicação também está disponível em: Inglês