BRUNO MENDES DA SILVA

BRUNO MENDES DA SILVA

Email: bsilva@ualg.pt

Página pessoal: https://bruno.oscaminhosquesebifurcam.ciac.pt

Ciência ID: 4E1C-88E4-3670

Breve CV: Bruno Mendes da Silva é pós-doutorado no âmbito do projeto “Os Caminhos que se bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro”, pela Universidade do Algarve (UAlg), doutorado em Literatura e Cinema (Literatura comparada) pela UAlg, pós-graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) e licenciado em Cinema e Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). É coordenador da Área de Ciências da Comunicação na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da UAlg. É Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. É Professor Convidado na Saint Joseph University of Macau. Foi realizador e produtor da Teledifusão de Macau (TDM) entre 1995 e 2000 e tem vindo a ser convidado a participar em festivais internacionais de vídeo, média-arte digital e cinema como o FRESH (Tailândia), o Dokanema (Moçambique), o Loop (Espanha), o Festival de La Imagen e o Ecologias Digitales (Colômbia) e o FILE (Brasil). Participou em onze projetos científicos (como investigador responsável ou membro investigador) e é autor de vários livros, capítulos de livros e outras publicações científicas (mais de 60). Conta com várias orientações de teses de doutoramento e mestrado concluídas. É revisor de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Membro da equipa vencedora do Prémio científico  Ceratonia.

Interesses de investigação: Tem dedicado a última década à investigação das relações entre Comunicação, Arte e Tecnologia. É, atualmente, Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e membro do Conselho Científico da Artech International.

Publicações mais recentes:

Wexell, J.; Mendes da Silva, B.; Vulva Art , Arte Urbana e Média-Arte Digital: Reflexões sobre a estetização da vulva e os discursos estéticos no espaço público –  Género y sus conferencias en el siglo XXI, CUICIID 2021, Madrid, Espanha. ISBN 978-84-09-31464-5.

Silva, Bruno M. (2021), Comunicação Audiovisual: o comboio do amor. Coimbra: Grácio Editor.

Argôlo, Inês; Mendes da Silva, B.; Borges, Gabriela. Rejeitorio: An interactive video installation focusing on human impact on the São Francisco River. 2021. Artech 2021: 1oth International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology. Aveiro. ISBN 978-1-4503-8420-9.

Argôlo, Inês; Mendes da Silva, B.; Borges, Gabriela. Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o Rio São Francisco. 2021. Anais do VIII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. València, Espanha : Universitat Politècnica de València; Media Lab / BR.  ISSN 2358-0488.

Argôlo, Inês; Mendes da Silva, B.; Borges, Gabriela. Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o Rio São Francisco. 2021. Anais do 20o . Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. 8vo. Balance-Unbalance. PANORAMAS 2021. València, Espanha. ISSN 2238-0272.

Costa, S.; Mendes da Silva, B.; Tavares M. Video games and gamification against online hate speech? 2021. Artech 2021: 1oth International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology. Aveiro. ISBN 978-1-4503-8420-9.

Costa, S.; Mendes da Silva, B. Cidade e Jogo: Prototipagem de um Jogo Pervasivo para combater o discurso de ódio online. Revista Húmus. V11, nº25: Brasil e Portugal leituras, experimentações, práticas comunitárias e coesão social e territorial. 2021. ISSN 2236-4358.

Cristovão A.; Mendes da Silva, B. Nineteen eighty-four: um diálogo entre ficção e contemporaneidade. Rotura, nº 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.34623/2vyx-m252.

Mendes da Silva, B. Interatividade fílmica: experiência estética, processos comunicacionais e manipulação temporal. Atas do 24º Seminário de Pesquisa. Revista Tuiti – Ciência e Cultura. V7 – Edição Especial. 2021. DOI: https://doi.org/10.35168/2176-896X.UTP.Tuiuti.2021.Vol7.NEspecial.pp4-124 .

Perfeito, A.; Mendes da Silva, B. (2021), “Live Cinema” and the challenges in creating narratives for “real time” performances: A solution based on the “Structure of the three acts”. Rotura, nº 1. https://doi.org/10.34623/eyzn-0b15

Silva, Bruno M. (2021), Interatividade fílmica: experiência estética, processos comunicacionais e manipulação temporal. Atas do 24º Seminário de Pesquisa. Revista Tuiti – Ciência e Cultura. V7 – Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.35168/2176-896X.UTP.Tuiuti.2021.Vol7.NEspecial.pp4-124

Silva, Bruno M.; Costa, Susana. (2021). “Cidade e Jogo: Prototipagem de um Jogo Pervasivo para combater o discurso de ódio online”. Revista Húmus. V11, nº25: Brasil e Portugal leituras, experimentações, práticas comunitárias e coesão social e territorial. 11 25 (2021):http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16536

Silva, Bruno M.; Lunefeld, Peter; Shaw, Jeffrey; Koenitz, Hartmut; Tavares, Mirian; Giannetti, Claudia (2021), The Forking Paths: Interactive Film and Media. Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação. ISBN: 978-989-9023-53-6 (suporte impresso) e 978-989-9023-54-3 (suporte eletrónico).

Silva, Bruno M.; Tavares, M.; Araujo, A.; Costa, S. (2021), Cadavre Exquis: Forking Paths from surrealismo to interactive film. The Forking Paths: Interactive Film and Media. Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação. ISBN: 978-989-9023-53-6 (suporte impresso) e 978-989-9023-54-3 (suporte eletrónico).

Perfeito A.; Mendes da Silva, B. (2021), “Live Cinema” and the challenges in creating narratives for “real time” performances: A solution based on the “Structure of the three acts”. Rotura, nº 1. https://doi.org/10.34623/eyzn-0b15

Mendes da Silva, B. (Coord.) (2020), ARTeFACTo2020, International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, Proceedings, Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação, ISBN: 978-989-9023-32-1 (suporte impresso) e 978-989-9023-33-8 (suporte eletrónico)

Mendes da Silva, B. (Eds.) (2020). Proceedings of the International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, ARTeFACTo2020. Centro de Investigação em Artes e Comunicação https://ciac.pt/wp-content/uploads/2020/11/ARTeFACTo2020_BookOfProceedingsWeb.pdf

Mendes da Silva, B. & Costa, S. (2020). “Processos de comunicação e interação mediática: o caso do anão sobre os ombros do gigante”. Texto Digital, vol. 16, n. 2. https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/issue/view/3171

Mendes da Silva, B. & Costa, S. (2020). “Modelos de interatividade e interatividade fílmica total”. Revista Tríade – Comunicação, Cultura e Mídia v. 8 n. 19: Mídias Visuais: arte, imagem, imaginário e audiovisual. http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/4131/3853

Tavares, M. N., Mendes da Silva, B., Reia-Batista, V., & António, R. (2019). The Forking Paths Revisited experimenting on Interactive Film. In A. Ursyn (Ed.),Interface Support for Creativity, Productivity, and Expression in Computer Graphics (pp. 150-166). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-7371-5.ch007.

 

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES