DESCRIÇÃO

CIAC

O CIAC é uma unidade de investigação avaliada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, criado em 2008 como resultado da fusão de dois centros de investigação não financiados: o Centro de Investigação em Ciências da Comunicação e Artes (Universidade do Algarve) e o Centro de Investigação em Teatro e Cinema (Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL). Atualmente, congrega investigadores da Universidade do Algarve, da Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Superior da Maia e da Universidade Aberta, instituição onde possui um polo ativo associado ao Doutoramento em Média-Arte Digital.

O CIAC tem vindo a desenvolver investigação inovadora na área dos estudos artísticos (artes visuais, cinema, teatro) e culturais, da comunicação e, mais recentemente, dos estudos literários (arquivos digitais, edições críticas digitais), associando a produção de plataformas de difusão ao estudo das formas de comunicação do conhecimento científico nas áreas designadas. Mantém por isso, desde a sua origem, um caráter interdisciplinar. Tem por objetivos desenvolver investigação aplicada e redes de investigação em artes (no seu sentido mais amplo) e comunicação e implementar laboratórios de criação artística nas áreas do Teatro, Cinema e outras artes, nomeadamente na região do Mediterrâneo.

Desde a sua fundação, tem dinamizado e colaborado ativamente em diversas parcerias nas atividades artísticas e culturais do Algarve, local da sua sede, através de acordos específicos de colaboração com Câmaras Municipais, Associações Culturais e com a Direção Regional de Cultura do Algarve: assume-se hoje como um stakeholder relevante na região. A investigação produzida no CIAC é frequentemente difundida pela comunidade envolvente através das múltiplas atividades de extensão promovidas, assim como discutida em redes de trabalho internacionais.

O CIAC encontra-se organizado em três linhas fundamentais:

Arquivos e memória: Compreende a produção de plataformas digitais, interligadas à plataforma base do centro, que acolhem o resultado dos projetos desenvolvidos nas diversas linhas de investigação no intuito de promover a circulação e difusão dos conteúdos de arquivos materiais pré-existentes, por um lado e por outro a criação de arquivos de raiz utilizando as tecnologias dos new media.

Criação de Artefactos Digitais Esta diretriz é voltada para a produção de artefactos digitais que promovem a interligação entre as artes e as tecnologias, sendo que parte dos produtos aqui desenvolvidos são resultado de projetos cuja matriz encontra-se nos cursos de formação avançada acolhidos pelo CIAC. A produção de artefactos digitais está intimamente relacionada à ideia geral de produção de arquivos e da preservação da memória, sobretudo no que diz respeito ao património imaterial.

Literacias: Investigação fundamental ou aplicada sobre mecanismos de apropriação de princípios, técnicas/métodos, códigos/convenções próprios das Artes ou dos Media, em contextos diferenciados.