Notícia

Bruno Mendes da Silva é novo coordenador do Grupo de Trabalho de Tecnologias Educativas na MetaRedTIC Portugal


O vice-coordenador do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Bruno Mendes da Silva, foi recentemente nomeado coordenador do Grupo de Trabalho de Tecnologias Educativas da MetaRedTIC Portugal. Este feito assume particular importância no impulso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior em Portugal.

O Grupo de Tecnologias Educativas tem como missão primordial apoiar as Instituições de Ensino Superior (IES) do país a explorar e aproveitar plenamente o potencial das TIC para melhorar o ensino e a aprendizagem.

Bruno Mendes da Silva, doutorado em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve (UAlg), traz consigo vasta experiência como Presidente do Conselho Técnico-Científico e Diretor do Departamento de Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da UAlg. Ao longo da sua carreira, participou em vinte e três projetos científicos e é autor de inúmeras publicações científicas. A sua eleição como coordenador do Grupo de Trabalho de Tecnologias Educativas potenciará a implementação de soluções tecnológicas inovadoras nas IES portuguesas.

Os objetivos do grupo incluem a partilha de iniciativas de sucesso, a análise do estado de implementação das soluções tecnológicas, a identificação de fragilidades e potencialidades para a sua incorporação, bem como o apoio à criação de iniciativas conjuntas para o desenvolvimento tecnológico no ensino superior.

Noutro âmbito da MetaRedTIC Portugal, destaca-se também a nomeação de Maria Potes Barbas, coordenadora do Polo de Literacia Digital e Inclusão Social do CIAC, como coordenadora do Grupo de Trabalho Rede de Mulheres em TIC. Este grupo tem como objetivos promover a participação das mulheres no domínio das TIC, capacitando-as através da formação e destacando os seus talentos, competências e experiências como elementos de elevado valor para o desenvolvimento do conhecimento e da sociedade em geral.

Maria Potes Barbas liderará iniciativas específicas para dar visibilidade às mulheres líderes nas TIC, inspirar o crescimento profissional no campo e contribuir para uma maior participação das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática na sociedade.

Esta publicação também está disponível em: Inglês