BRUNO MENDES DA SILVA

BRUNO MENDES DA SILVA

Email: bsilva@ualg.pt

Página pessoal: https://bruno.oscaminhosquesebifurcam.ciac.pt

Breve CV: Bruno Mendes da Silva, é pós-doutorado no âmbito do projeto “Os Caminhos que se bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro”, pela Universidade do Algarve (UAlg), doutorado em Literatura e Cinema (Literatura comparada) pela UAlg, pós-graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) e licenciado em Cinema e Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). É professor adjunto na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da UAlg. É Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Foi realizador e produtor da Teledifusão de Macau (TDM) entre 1995 e 2000 e tem vindo a ser convidado a participar em festivais internacionais de vídeo, média-arte digital e cinema como o FRESH (Tailândia), o Dokanema (Moçambique), o Loop (Espanha), o Festival de La Imagen e o Ecologias Digitales (Colômbia) e o FILE (Brasil). Participou em onze projetos científicos (como investigador responsável ou membro investigador) e é autor de vários livros, capítulos de livros e outras publicações científicas (mais de 60). Conta com várias orientações de teses de doutoramento e mestrado concluídas. É revisor de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Membro da equipa vencedora do Prémio científico  Ceratonia.

Interesses de investigação: Tem dedicado a última década à investigação das relações entre Comunicação, Arte e Tecnologia. É, atualmente, Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e membro do Conselho Científico da Artech International.

Publicações mais recentes:

Tavares, M. N., Mendes da Silva, B., Reia-Batista, V., & António, R. (2019). The Forking Paths Revisited experimenting on Interactive Film. In A. Ursyn (Ed.),Interface Support for Creativity, Productivity, and Expression in Computer Graphics (pp. 150-166). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-7371-5.ch007 (no prelo).

Silva, Bruno M.; Tavares, M., Reia-Baptista, V., António, R. (2018). The Forking Paths revisited: experimenting on interactive film. In Interface Support for Creativity, Productivity, and Expression in Computer Graphics; IGI. DOI: 10.4018/978-1-5225-7371-5.

Silva, B.; Tavares, M. (2018). Cadavre Exquis Expandaded. Artefacto – International Conference of Transdiciplinary Studies in Arts, Technology and Society, Proceedings, 2018. ISBN: 978-989-99370-7-9.

Silva, B.; Tavares, C.; Vieira. A. (2018). Dança que contamina e ocupa: processo criativo entre vídeo, dança e cidade. SAD 2018 – IV Seminário de Artes Digitais. (no prelo)

Silva, B.; Tavares, C.; Vieira, A. (2018). Ocupações midiáticas na cidade: uma análise sobre processo criativo em vídeodança. Avanca Cinema Edições Cineclube de Avanca. (no prelo)

Tavares, M. e Silva B. (2018). “Cadavre Exquis – Do onírico à interatividade fílmica.” In Tavares, M. e Boto, S. (2018). Digital Culture – A State of the ArtCoimbra, Grácio.

Silva, B.; António, R.; Rodrigues, J.; Tavares, M. (2017). Experimenting on film: technology meets arts, International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG) Volume 8, Issue 1. doi: 10.4018/IJCICG.2017010104.

Silva, B.; Tavares, M; Reia-Baptista, V. (2016). “Interactivity, Cinema and Experimentation: The Forking Paths”, International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. doi: 10.4018/IJCICG.2016070106.

Silva, B., Rodrigues, J., et alii. (2016). “PRHOLO – 360º Interactive Public Relations” in Handbook of Research on Human-Computer Interfaces, Developments, and Applications, IGI. DOI: 10.4018/978-1-5225-0435-1.ch007.

Silva, B.; Tavares, M.; Reia-Baptista, V. Costa, S. (2016). “Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) – segunda parte”, in Carrega, J.; Fechine, I. (Cord.) – Perspectivas luso-brasileiras em Artes e Comunicação, Universidade de Paraíba.ISBN: 978-989-20-6501-4.

Silva, Bruno M., Costa, Susana. (2016). Cinema e interatividade: da gare de Ciotat rumo ao videoclip interativo, Revista RELIC, V3, N2; 54-57. ISSN: 2357-8807.

Silva, B. ; Tavares, M.; Reia, V. (2016). Os Caminhos que se Bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro. Atas do II Simpósio Internacional Fusões no Cinema. ISBN 978-989-98948-3-9.

Silva, B.; Costa, S. (2016). CULTURE AND DIGITAL ART NETWORK: THE RECARDI PROJECT. VIII Jornadas do CIAC (2013). ISBN 978-989-8472-81-6.

Silva, B; António, R.; Rodrigues. (2015), J. Políptico dialético um protótipo de interface para filme interative. Avanca Cinema Edições Cineclube de Avanca. ISBN 978-989-96858-6-4.

Silva, B. (2013). Les sentiers qui se bifurquent : l’expérience temporelle de la narrative filmique. L´art du portrait dans la littérature et les arts visuels, Actes du Colloque, Kairoan, Tunísia. ISBN : 978-3-8416-6875-2.

Silva, B; António, R.; Rodrigues, J. (2015). Dialectical Polyptych: an interactive movie, Third International Conference On Advances in Computing, Communication and Information Technology – CCIT. BIRMINGHAM, UK. ISBN: 978-1-63248-061-3. doi: 10.15224/978-1-63248-061-3-83.

Silva, B; Dominguez, M.; Paulino, F.  (2015). Considerando o docu-game como modelo de representação do património cultural imaterial, 7th International Conference on Digital Arts – ARTECH proceedings. Óbidos, Portugal. ISBN: 978-989-99370-0-0

Silva, Bruno M.; Sales, Albio (Coord.) (2015). Poéticas Contemporâneas – Arte e Tecnologia, Edições Universidade Federal do Ceará, ISBN: 978-85-7826-262-4.

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES