O Grupo de Trabalho de Estudos Fílmicos do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve organiza o II Colóquio Internacional Cinemas do Mediterrâneo que  conta com a participação de oradores convidados do Reino Unido, Espanha, França, Itália, Croácia, Reino Marrocos, Brasil e Portugal.

O cinema italiano estará em destaque nesta 2ª edição do colóquio onde se pretende promover o diálogo intercultural e estimular a troca de conhecimentos e a criação de parcerias tendo em vista a investigação do cinema nos países mediterrânicos, numa perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar.

O evento  que  se realiza nos dias 10 e 11 de abril, terá lugar no auditório 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, na Universidade do Algarve.


Keynotes

Sir Christopher Frayling: Once Upon a Time in Italy

Era uma vez um filme…estreado no Supercinema de Florença, no final de agosto de 1964…que mudaria a face da cultura cinematográfica global e, especialmente, do cinema de ação. Tinha um pedigree muito pouco promissor: uma coprodução ítalo-ocidental-espanhola de baixo orçamento, usando cenários que sobraram de uma aventura do Zorro, baseada num filme de samurais japonês, protagonizada por um ator americano de uma longa série de televisão que estava a chegar ao fim, com um realizador italiano que tinha realizado apenas uma única longa-metragem, O Colosso de Rodes (1961). O cenário era pouco promissor, e o filme era Por Um Punhado de Dólares/A Fistful of Dollars (1964) e, no entanto, como disse recentemente Quentin Tarantino, “o cinema moderno começou aqui”: filmes sobre outros filmes; a interação entre música e imagem; a panache da banda desenhada; a banda sonora com inflexão pop; a hibridização de diferentes culturas; o nascimento do herói moderno…

Esta palestra ilustrada, pelo biógrafo de Sergio Leone, vai revisitar e reexaminar o filme e o seu legado, sessenta anos depois da sua estreia.

Sir Christopher Frayling é um académico, escritor e radialista premiado. Foi reitor do Royal College of Arts de Londres e Presidente do Design Council e do Arts Council of England. Colaborador regular da BBC Radio 4, publicou vinte e seis livros – incluindo Spaghetti Westerns, Sergio Leone – something to do with death, and Once Upon a Time in the West – shooting a masterpiece.  Escreveu e apresentou os extras para as edições DVD dos westerns de Sergio Leone e comissariou grandes exposições sobre o western italiano em Los Angeles, Turim, Roma e Paris. Foi condecorado pela Rainha Isabel II em 2000 por “serviços à educação artística e de design”, sendo atualmente Professor Distinto de Artes na Universidade de Lancaster, Professor Emérito de História Cultural no Royal College of Art e Membro Académico do Churchill College Cambridge.

Stefano Baschiera: Imitate, reuse, recycle: for a new approach to the Italian filoni

As tradicionais abordagens académicas sobre a fábrica de géneros italiana das décadas de 1960 e 1970 é tipicamente dominada por questões de autor, cinema nacional e teoria dos géneros fílmicos, para refletir sobre o papel do cinema popular dentro de um contexto transnacional. Abordando questões como o “cinema da imitação” e o desenvolvimento do sottofiloni, esta palestra centra-se nos géneros populares italianos dos anos sessenta e setenta, em termos do seu sistema de produção e da sua capacidade de explorar tendências culturais e redes internacionais, maximizando ao mesmo tempo os seus escassos recursos. O resultado é uma reflexão sobre o conceito de reciclagem como elemento-chave para a compreensão da produção do cinema popular italiano do período e um olhar sobre as lições de sustentabilidade que podem ser aplicadas ao cenário produtivo contemporâneo.

Stefano Baschiera é professor de Cinema e Indústrias Cinematográficas na Queen’s University Belfast. A sua investigação sobre espaços cinematográficos, cinema europeu e indústrias cinematográficas foi publicada em várias coleções e revistas científicas incluindo Bianco e Nero, Studies in European Cinema e The New Review of Film and Television Studies. Recentemente, coeditou Italian Horror Cinema (2016), Film and Domestic Space: Architectures, Representations, Dispositif (2020), World Cinema on Demand (2022). A sua obra mais recente, Domestic Space in Italian New Wave Cinema, 1961-1972, será lançada pela EUP em 2024.

Oradores Convidados

Austin Fisher – Universidade de Bournemouth (UK)

Curating Italian horror films in the streaming era

José Bogalheiro – Escola Superior de Teatro e Cinema

Fulguração e metamorfose: o cinema segundo Pier Paolo Pasolini

Hugo Barreira – Faculdade de Letras da Universidade do Porto

No santuário das materialidades: para novas leituras da direção de arte a partir do acervo da Cinecittà

Jean Montarnal – autor e investigador independente

La «Qualité française» à travers l’objectif de Julien Duvivier

Elena Cordero Hoyo – CEComp – FLUL / URJC / TAI

As relações laborais e afetivas na nova geração de diretoras de cinema catalãs

Painel temático: Cinema, Literatura e Turismo na Croácia

Sonja Novak – Faculty of Humanities and Social Sciences Osijek, Croatia

Hana Jušić’s “Quit Staring at My Plate” (2016): A Film about Gender, Intimacy and Search for Freedom or an Anti-Postcard from Croatia?

Stephanie Jug – Faculty of Humanities and Social Sciences Osijek, Croatia

The Heroine’s Journey in Antoaneta Alamat Kusijanović’s “Murina” (2021)


Inscrições (entrada livre)

Formulário web


Organização

Coordenação do CIAC

  • Mirian Tavares
  • Bruno Mendes da Silva

Comissão de Honra

  • Gian Piero Brunetta – Professor Emérito Università Di Padova
  • Denize Araujo – Universidade Tuiuti do Paraná 

Comissão Científica

  • Alexandra Rodrigues Gonçalves
  • Ana Soares
  • Austin Fisher
  • António Costa Valente
  • Bruno Mendes da Silva
  • João Carlos Firmino Carvalho
  • Jorge Carrega
  • Mirian Tavares
  • Silvia Quintero
  • Tim Bergfelder

Comissão Organizadora

  • Jorge Carrega (Coordenação)
  • Alexandre Martins
  • Ana Filipa Martins
  • António Costa Valente
  • Austin Fisher
  • Sílvia Quinteiro

Comissão de Comunicação e Logística

  • Beatriz Torres Valente
  • Frederico Bento
  • João Paulo Cunha
  • Juan Manuel Escribano Loza
  • Rita Cassitas
  • Tiago Alves



Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UID/04019/2020»

Esta publicação também está disponível em: Inglês