Ana Isabel Soares

Ana Isabel Soares é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL, 1993) e Doutorada pelo Programa em Teoria da Literatura pela mesma Faculdade (2003). Em 2009, completou nesse Programa uma investigação de pós-doutoramento sobre cinema português e poesia. Tem exercido a docência universitária na Universidade do Algarve, onde é Professora Associada e lecionou como docente convidada em universidades portuguesas e estrangeiras. Integrou a equipa de fundadores da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de que foi a primeira Presidente (2010-2014). Entre agosto de 2011 e outubro de 2012, foi Adjunta da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, função em que participou no lançamento do Plano Nacional de Cinema. De janeiro de 2013 a dezembro de 2014, foi Técnica Superior do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Interesses de investigação

A sua atividade científica tem-se relacionado com Teoria da Literatura e com obras fílmicas, literárias e multiartísticas, assim como com os cruzamentos entre diferentes manifestações artísticas. Os seus ensaios têm sido publicados em revistas portuguesas e brasileiras. Com Merja de Mattos-Parreira, traduziu a épica finlandesa Kalevala (ed. Dom Quixote, 2013). Escreve com regularidade nas revistas online Algarve Informativo, Almanaque, Meridional e Umbigo.

Publicações mais recentes

[2023] Soares, A. (2023). ’Our Families’ by Marta Pinto: An audiovisual essay on ’A Portuguese Farewell’ and ’Tokyo Story’. Journal of Science and Technology of the Arts, 15(1), 82-85. https://doi.org/10.34632/jsta.2023.13301 

[2023] Bidarra, J. (2023). Expressões e figurações em contexto: português-inglês [Em linha]. Editado por Bidarra, J.; Childs, J. S. & Soares A. I. Lisboa: Universidade Aberta. (eUAb. Ciência e Cultura; 25). ISBN: 978-972-674-949-3.

[2023] Childs, J. S. & Soares, A. I. (2023). “Introdução”, in Bidarra, J., Childs, J. e Soares, A. I. (Eds.). Expressões e Figurações em Contexto: Português-Inglês. Lisboa: Universidade Aberta. (eUAb. Ciência e Cultura, 25). pp. 6-7. https://doi.org/10.34627/uab.cc.25.

[2023] Savarese, N. (2023). O Teatro Eurasiático. (Original em italiano; Soares, A. I. Trad.). Guimarães: Húmus e Teatro Nacional de São João.

[2023] Soares, A. I. (2023). “Jacquot de Nantes (1991) Agnès Varda”, in Araújo, N. (coord.). Os 100 Melhores Planos do Cinema: 100 autores, 100 planos. Lisboa: Edições 70, pp. 27-30.

[2023] Soares, A. I. (2023). [nota breve] in Figueiredo, J. R. e Tamen, M. (Eds.). A Admiração pela Admiração: Ensaios para António M. Feijó. Lisboa: Tinta da China, p. 350. ISBN: 9789896717551.

[2023] Soares, A. I. (2023). “Ad astra per aspera – até ao sublime através do abjeto”, prefácio a Wojnarowic, D. Memórias com Cheiro a Gasolina. Lisboa: Barco Bêbado, pp. 7-13. Depósito legal: 515928/23.

[2023] Soares, A. I. (2023). “Margarida Gil: Quatro décadas de ficção para cinema” in Liz, M. e Owen, H. (Eds.). Realizadoras Portuguesas: Cinema no feminino na era contemporânea. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. pp. 81-104. ISBN: 9789726717362.

[2023] Pereira, A. C., Soares, A. I., Barroso, E. P., Nogueira, P. (2023). “Speculum – Descripción de un proyecto” in Ramé, J., Cucinotta, C. (Coord.). Cine: Femenino del plural. Mujeres y prácticas creativas en el ámbito ibérico. Madrid: Editorial Sindéresis, pp. 159-186. ISBN: 9788410120044.

[2023] Pereira, A. C., Cucinotta, C. e Soares, A. I. (2023). “Deixa-me Ser Eu: A poética da desobediência materializada em corpos, rostos e objetos”, in Mello, C. M., Neto, P. L. da C., Coqueiro, W. dos S. (Org.). Sociedade e Desenvolvimento: interfaces sociais, artísticas e culturais da condição feminina na atualidade. Campo Mourão: Editora FECILCAM, pp. 114-128.

[2023] Wojnarowic, D. (2023). Memórias com Cheiro a Gasolina. (Original em inglês; Soares, A. I., Trad.). Lisboa: Barco Bêbado.

[2022] Soares, A. I. (2022). 88 de Edgar Pêra. In Monteiro, J. e Rosário, F. (Coord.). O Quarto Perdido do MoteLX – Os filmes do terror português (1911-2006). Lisboa: CTLX – Cineclube de Terror de Lisboa, pp. 199-205.

[2022] Soares, A. I. (2022). Dossiê Pedagógico Aparição de Fernando Vendrell, Plano Nacional de Cinema.

[2021] Cucinotta, C., Pereira, A. C., & Soares, A. I. (2021). Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach (1945) in Jorge Silva MeloFotocinema. Revista Científica De Cine Y Fotografía, 23, pp. 349-381.

[2021] Editora Húmus. Pinto, J., Cardoso, T. & Soares, A. I. (2021). Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19. In P. Silveira, R. Morais, J. Dias (Eds.) (2021). As Gerações dos Ecrãs: Práticas e Experiências Relacionadas com o Online. Lisboa: IADE Press.

[2021] Pinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2021). Portuguese National Film Plan, Literacies and Social Networks: Mapping good practices during the COVID-19 confinement. In C. Dias; L. Cardoso; V. Correia & C. Santos (Coords.) Proceedings of International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), Polytechnic Institute of Portalegre, Portugal, pp. 145-166.

[2021] Pinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2021) Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na educação de jovens. In Livro de Resumos do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal – Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 197-198.

[2021] Pinto, J., Cardoso, T., & Soares, A. I. (2021). Zoom Out / Zoom In às Redes Sociais Digitais do Plano Nacional de Cinema: Um visionamento em tempos pandémicos. In O Contemporâneo visto pelo Ecrã: Políticas, Culturas, Memórias e Identidades, Revista Ciências Humanas, 14(2). UNITAU, Taubaté/SP – Brasil.

[2021] Soares, A. I. (2021). Bairros Alegres (curta-metragem).

[2021] Soares, A. I. (2021). Dom Roberto, Filme-Manifesto?. Revista Arte e Cultura Visual, 0(2), pp.37-52. http://hdl.handle.net/10451/50404

[2021] Soares, A. I. (2021) Dossiê Pedagógico – Os Maias de João Botelho. Lisboa, Portugal: Plano Nacional de Cinema.

[2021] Soares, A. I. (2021). Lisbon Revisited – Edgar Pêra. In Preces para Afugentar Tempestades, Insectos Malignos, etc.. Faro: Artadentro, pp. 91-111.

[2021] Soares, A. I. (2021). Margarida Gil: Quatro décadas de audiovisual. Vila Nova de Famalicão: Húmus – 12catorzebold.

[2021] Soares, A. I. (2021). Sobrepondo cidades. Revista Húmus 11 25, pp. 105-118.

[2020] Pinto J.; Cardoso, T. & Soares, A. I. (2020) Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a Literacia mediática e a inclusão digital? In Revista Investigar em Educação – Liberdade, Equidade e Emancipação I, n. 11-12, 2ª série. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), pp. 95-109.

[2020] Soares, A. I. (2020). Four decades on screen: The fiction films of Margarida Gil. In Women’s Cinema in Contemporary Portugal, ed. Liz, Mariana; Owen, Hilary. London: Bloomsbury Academic, pp. 43-62.

[2020] Soares, A. I. (2020). Isolamento: Cinco tablettes. Arte e Cultura Visual: Revista do Centro de Investigação e de Estudos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa 1, pp. 103-110.

[2020] Soares, A. I. (2020). Notas sobre um currículo. In Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano, ed. Rowland, Clara; Guerreiro, Fernando; Bértolo, José. RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pp. 415-428.

[2020] Soares, A. I. (2020). O Apelo do Caos: Pier Paolo Pasolini, António Reis, poesia e cinema. In Procesos intermediales. Cine, literatura, espacio, edited by Paulo Cunha; Filipa Rosário; Fernando González García, pp. 69-94. Grupo Editorial Sial Pigmalión – LITECOM.

[2020] Soares, A. I. (2020). Poesia Portuguesa Contemporânea – Notas sobre os primeiros quinze anos do século XXI. Vila Nova de Famalicão: Húmus – 12catorzebold.

Esta publicação também está disponível em: Inglês