Ana Carvalho

Ana Carvalho tem licenciatura em Design e Comunicação Visual pela ESAD – Escola Superior de Arte e Design em Matosinhos (1994), Mestrado em Arte e Design Interativos pela Falmouth University (2004) e Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela FLUP (2013). Exerceu a docência nas Falmouth University, Universidade Fernando Pessoa, Universidade de São Paulo e Universidade da Maia, sendo desde 2017 coordenadora do curso Arte Multimédia nesta instituição.

Entre 2022 e 2023 participou, enquanto investigadora, no projeto “CyPet – Development of a new pedagogical model for teaching cyberperformance in higher education”.

O seu trabalho de curadoria inclui a exposição coletiva sob o tema da vigilância tecnológica “Omnisciência Estratégias de Fractura e Fuga” (Fórum da Maia, 2021) e a exposição individual de Mark Amerika “Abducted Realities” (Casa Comum, 2023). Desde 2016, organiza anualmente o evento “Encontro de Expressões entre Som e Imagem”. Co-editou o livro “The Audiovisual Breakthrough” (2016). Iniciou o projecto de investigação Ephemeral Expanded em 2014. Desde 2004, tem apresentado performances audiovisuais (Reino Unido, França, Estados Unidos, Brasil, Portugal). Entre 2005 e 2009, co-editou, junto com Brendan Byrne, o projecto de investigação VJ Theory.

É membro fundador da Associação Earthsea.

Interesses de investigação

É atualmente membro do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e do Centro de Investigação em Tecnologias e Estudos Intermédia da Universidade da Maia. Tem dedicado a sua atividade científica – publicada em Portugal e no estrangeiro – à área audiovisual, em particular na ligação com a performance enquanto resultado de reflexão sobre o potencial da tecnologia e o seu impacto social.

Publicações mais recentes

[2023] Nogueira, P., Pestana, J., & Carvalho, A. (Eds.). (2023). Disrupting surveillance: media arts practice for a reimagined future. Media Practice and Education, 24(2), 105-112. https://doi.org/10.1080/25741136.2023.2217319

[2022] Carvalho, A., & Vieira, C. (2022). A adaptação em videoclipes como desafio narrativo na imagem em movimento. O Mosaico, 15(1), 243–255. https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6857

[2020] Carvalho, A. (2020). A relação entre objeto e performance entendida como ecossistema – a partir dos exemplos de Gustav Metzger e Fernando Velázquez. In C. Madeira, F. M. Oliveira, & H. Marçal (Coords.), Práticas de Arquivo em Artes Performativas (pp. 83-92). https://doi.org/10.14195/978-989-26-1954-5

[2019] Carvalho, A. (2019). Symbiotic fictional experiments in the visual arts. Technoetic Arts, 17(1), 111-118. DOI: 10.1386/tear_00010_1

[2019] Carvalho, Ana (2019). “Narrativity and audiovisual performance”. In Journal of Science and Technology of the Arts. DOI: 10.7559/CITARJ.V11I1.590

Esta publicação também está disponível em: Inglês