Isabel Piscalho

Doutorada em Psicologia da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação e tem participado em diversos projetos nacionais e internacionais na área da autorregulação da aprendizagem e educação inclusiva. Professora com título de especialista, pelo Instituto Politécnico de Santarém, na área de Formação de professores/formadores e ciências da educação: Educação Especial e Inclusiva: Necessidades Educativas Especiais. Mestre em Psicologia da Saúde pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Licenciatura em Psicologia Clínica pela mesma Instituição. É docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém) desde 2001 e, atualmente, é presidente do Conselho Científico. Para além da supervisão pedagógica, desenvolve o seu trabalho no domínio da educação especial e intervenção precoce. Coordena o Centro de Apoio Pedagógico da ESE-IPSantarém.

Interesses de investigação

Educação especial; Educação inclusiva; Desenho Universal para a Aprendizagem; Necessidades educativas (NE); Intervenção precoce; Pedagogia diferenciada; Autorregulação da aprendizagem; Transições escolares; Educação parental; Educação e promoção para a saúde; Psicologia da gravidez e parentalidade.

Publicações mais recentes

[2023] Catela, D., Santos, J., Oliveira, J., & Piscalho, I. (2023, Fevereiro, 23-24). Yoga breathing techniques’ heart rate variability: Characterization project for health non-clinical intervention and personal use. In J. Rodrigues, R. Matos, M. Jacinto &, F. Rodrigues (Eds.), Book of abstracts II International Congress – CIEQV (no prelo). ESECS – Polytechnic of Leiria.

[2023] Catela, D., Santos, J., Oliveira, J., Piscalho, I., & Mercê, C. (2023, Fevereiro, 23-24). Yoga breathing techniques´ heart rate variability health non-clinical intervention and personal use project [Book of Abstracts, p. 112]. II International Congress – Life Quality Research Centre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

[2023] Piscalho, I., Oliveira, A. F., Preces, B., Baldé, J., Teixeira, L., & Uva, M. (2023, Fevereiro, 16). Relato de experiências no âmbito do Voluntariado no Instituto Politécnico de Santarém [Apresentação de poster]. III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES), Escola Superior de Enfermagem, Coimbra.

[2022] Cabral, S., Piscalho, I., & Seixas, S. (2022). Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo exploratório. In M. J. Cardona, & E. Linhares (Coords.), A investigação na formação inicial de professores (pp. 124-139). Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação (ISBN 978-989-54983-8-3). http://hdl.handle.net/10400.15/4015

[2022] Colaço, S., Piscalho, I., Correia, M., Pappámikail, L., Silva, P., Novo, C., Portelada, A., & Uva, M. (2022). Conjunto de materiais: Educação inclusiva. Módulo 5: Ambientes de Aprendizagem Inclusivos. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação.

[2022] Correia, M., Luís, H., Uva, M., Piscalho, I., Portelada, A., Silva, P., & Novo, C. (2022) Conjunto de materiais: Educação inclusiva. Módulo 4: A inclusão na sala de aula. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação.

[2022] Piscalho, I., Colaço, S., Seixas, S., & Silva, F. (2022). Conjunto de materiais: Educação inclusiva. Módulo 3: Desenho Universal para a Aprendizagem. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação.

[2022] Piscalho, I.; Godinho J. & Guedes, S. (2022). Retrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentes. In M. J. Cardona, & E. Linhares (Eds.), A investigação na formação inicial de professores (pp. 65-88). Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação.

[2022] Relatório (2022). Projeto “Educação Inclusiva” (PREDEP13710/2022/DGE-DSEEAS-PROC.2067/2022). Coordenação: Susana Colaço & Isabel Piscalho.

[2022] Relatório (2022). Projeto “Qualificação do sistema nacional de intervenção precoce na infância” (POISE-03-4538-FSE-000617). Docentes do CE: Helena Luís (Coord.), Isabel Piscalho, Gracinda Hamido e Sónia Seixas.

[2022] Teixeira, L., Piscalho, I., Colaço, S., Uva, M., Seixas, S., Cardona, M. J. (2022, Julho). Ubuntu na Educação Pré-escolar. Jornadas Científicas Academia de Líderes Ubuntu [Comunicação oral]. Painel: Os novos desafios da Academia de Líderes Ubuntu: Processos em construção. IPAV. Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, Tomar, Portugal.

[2021] Relatório (2021). Projeto “Escolas transformadoras: Oportunidades e desafios de transformação social a partir da integração da educação para o desenvolvimento e para a cidadania global no ensino superior”. Docentes do CE: Martas Uva, Leonor Teixeira, Isabel Piscalho e Susana Colaço.

[2021] Piscalho, I. (2021). Observar, refletir e narrar: Ciclos estratégicos de ação autorregulada como processo formativo e de promoção da aprendizagem das crianças [Tese de doutoramento não publicada, Psicologia da Educação]. Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia.

[2021] Guedes, S.; Piscalho, I., & Uva, M. (2021). Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: Processo de autoformação. In A investigação na formação inicial de docentes. Coleção Formação e Educação nas Primeiras Idades. Instituto Politécnico de Santarém/ESE. ISBN 978-989-54983-8-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4015

[2021] Gomes, M., & Piscalho, I. (2021). A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo. In A investigação na formação inicial de docentes. Coleção Formação e Educação nas Primeiras Idades. Instituto Politécnico de Santarém /ESE. ISBN 978-989-54983-8-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4015

[2021] Piscalho, I., & Veiga Simão, A. M. (2021, Junho, 29). Observar, refletir e narrar em ciclos estratégicos de ação autorregulada: Um caso de formação inicial de docentes visando a continuidade educativa [Resumo expandido]. Study Day: Investigação-ação e empoderamento social e educativo – Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa Estreia Diálogos.

[2021] Piscalho, I., & Veiga Simão, A. M. (2021, Novembro, 22-25). Observar, refletir e narrar em ciclos estratégicos de ação autorregulada na formação contínua de docentes [Resumo expandido]. III Congresso Bienal da Rede Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa Estreia Diálogos, Espírito Santo, Brasil.

[2020] Devillet, G., Serrano, T., Piscalho, I., Bastos, C., Duarte, E., & Fernandes, V. (2020). Os desafios da inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no Instituto Politécnico de Santarém. Revista da UI_IPSantarém, 7(2), 115–117. https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19304

[2020] Piscalho, I., Catela, D., Victorino, A. C., Cerekeira, B., Marques, N., Ferreira, R., & Dias, S. (2020). Técnica de controlo respiratório e a hiperatividade e défice de atenção: Um projeto numa escola do 2.º ciclo do ensino básico. Revista da UI_IPSantarém, 7(2), 86–91. https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19291

[2020] Potes Barbas, M., Torres, A. L. M. O. C., Rodrigues, A., Cavadas, B.; Novo, C., Linhares, E., Hamido, G., et al. (2020). Handbook do Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho 2018-2020. http://hdl.handle.net/10400.15/3360

[2020] Seixas, S., & Piscalho, I. (2020, Dezembro, 4). Literacia digital para o mercado de trabalho: Uma experiência pioneira de inclusão na ESE-IPSantarém. Boas práticas de gestão abertas e inclusivas relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade. Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Braga.

Piscalho, I., & Veiga Simão, A. (no prelo). Observar, refletir e narrar: Ciclos estratégicos de ação autorregulada como processo formativo e de promoção da aprendizagem das crianças. In Investigação e intervenção em Psicologia da Educação. Programa de Doutoramento Interuniversitário em Psicologia, Psicologia da Educação. Universidade de Lisboa e Coimbra.

Piscalho, I., Colaço, S., Pappámikail, L., Correia, M., & Cardoso, I. (no prelo). Formar para incluir: Um programa nacional de capacitação de formadores. In Livro de Atas da VII Conferência Internacional para a Inclusão, I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade.

Piscalho, I., Luís, H., Seixas, S., & Hamido, G. (no prelo). Cuidar desde o início: Um programa de qualificação para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância. In Livro de Atas da VII Conferência Internacional para a Inclusão. I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade.

Esta publicação também está disponível em: Inglês