José Bidarra

José Bidarra é atualmente Professor Associado com Agregação na Universidade Aberta, no Departamento de Educação e Ensino a Distância, onde leciona regularmente unidades curriculares nas áreas das narrativas digitais, multimédia e e-learning. É ainda membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD), parceria da Universidade Aberta com a Universidade do Algarve. Desempenhou o cargo de Coordenador da Secção de Informática, Física e Tecnologia (SIFT) e foi membro do Conselho Coordenador do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da Universidade Aberta. Foi também coautor do Modelo Pedagógico Virtual em vigor na Universidade Aberta. Colabora frequentemente em projetos transnacionais e presta serviços pontuais de consultadoria e formação profissional junto de diversas instituições.

Interesses de investigação

As suas atividades estão centradas nas áreas do e-learning, narrativas, jogos e media digitais, tendo a seu cargo a orientação de diversas teses de mestrado e de doutoramento.

Publicações mais recentes

Costa, S., Tavares, M., Bidarra, J., & Siva, B. (2023).  In[The Hate Booth]: a case study on how to deal with Online Hate Speech. In Martins, N., Brandão, D., Fernandes-Marcos, A. (eds) Perspectives on Design and Digital Communication IV. Springer Series in Design and Innovation. Springer Cham. Indexado: CrossRef, Scopus.

Carvalho, I.C., Alves da Veiga, P., & Bidarra, J. (2023). ARTPRENEUR: Uma proposta diferenciadora para a introdução ao empreendedorismo no ensino das artes. In L. Alves dos Santos (Ed.), Aprendendo e Ensinando com Nativos Digitais (pp. 87-95). CNE/Editora Telesapiens. ISBN:  978-65-5873-459-8.

Bidarra, J., Alves da Veiga, P., Sapucaia, R., Wexel, J., Tavares, M., & Costa, S. (2023).  Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as Artes performativas digitais.  RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, 6(1),  https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202301. Indexado: Latindex.

Costa, S., Tavares, M., Bidarra, J., & Mendes da Silva, B. (2023). IN[The Hate Booth]: A Gamified Installation to Counteract Hate Speech. In Brooks, A.L. (Eds) ArtsIT, Interactivity and Game Creation. ArtsIT 2022. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, vol 479, pp. 161–173. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-28993-4_12. Indexado: CrossRef, Scopus.

Bernardino, I., Bidarra, J., Baptista, R., & Mamede, H. (2023). Desenvolvimento do jogo sério Web Segura: Estudo de um caso orientado para públicos seniores. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 3(1), 74-101. https://doi.org/10.34623/ewxe-ek97. Indexado: Latindex.

Oliva, R., & Bidarra, J. (2022).  Interações entre as linguagens de arte/mídia a partir da RV-Realidade Virtual e RA-Realidade Aumentada. Dossiê Tecnologias de Inovação. Novos Olhares, 11(2), 94-101. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.206322. Indexado: Latindex.

Franco, D. C., & Bidarra, J. (2022). Instructional Design of Online Courses in Mozambique: The Use of eBooks as a Strategy to Improve Learning. Open Praxis, 14(2), pp. 122–132. https://doi.org/10.55982/openpraxis.14.2.141. Indexado:  Web of Science, CrossRef. 

Sapucaia, R., Bidarra, J., & Saldanha, A. (2022). Assum Livre: A Live Environment for Cyberperformance. International Journal of Art, Culture, Design, and Technology (IJACDT), 11(3), 1-15. http://doi.org/10.4018/IJACDT.314785. Indexado:  CrossRef. 

Vicente, A.T., & Bidarra, J. (2021).  O olhar, a tactilidade e a sua representação em fotografia.  Invisibilidades – Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, 16, 10-19. Disponível em:  https://www.apecv.pt/pt-pt/invisibilidades16. Indexado: Latindex.

Tomás, G., Mira da Silva, M., & Bidarra, J. (2021). Supervision of Master Theses Based on Scrum: A Case Study. Education and Information Technologies, 26(2). DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-021-10433-2 Indexado:  ACM Digital Library, Web of Science, Scopus.

Simonsen, H. K. & Bidarra, J. (2021). Artificial Intelligence and Learning Activities. In G. Ubachs (Ed.) The Envisioning Report for Empowering Universities (pp. 23-25). Maastricht, NL: EADTU. Disponível em: https://tinyurl.com/8253v4un

Rocha, R., Bidarra, J., & Saldanha, A. (2021).  Produção da informação dos media sonoros: Desafios e entraves para a comunicação na pós-verdade. Comunicação publicada nas atas do Encontro Novas Dinâmicas dos Conteúdos Sonoros no Ambiente Digital, Universidade de Coimbra, 30 de abril de 2021.

Rocio, V. & Bidarra, J. (2021).  Enhancement and extension of the printed book: An online gamification model to complement educational textbooks. Comunicação publicada nas atas da conferência I-HE 2021 – Innovating Higher Education, EADTU, Universidade de Bari, Itália, 3-5 de novembro de 2021.

Holmes, W., Bidarra, J., & Simonsen, H.K. (2021). Artificial Intelligence in Higher Education: A Roadmap and Future Perspectives. In H. K. Simonsen (Ed.) Forsøg med uddannelsesdigitalisering og hybride formater (pp. 121-138). Samfundslitteratur. ISBN: 978-87-7209-427-4.

Ferrão, E., Bidarra, J., & Rocio, V. (2021).  Requisitos de um Agente Inteligente de Apoio ao Ensino-Aprendizagem On-Line: Modelo Wizard User. International Journal of Development Research, 11(6). DOI: https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021. Indexado: CrossRef, Qualis-CAPES (A2, Brasil).

Cruz, S. & Bidarra, J. (2021). Um Futuro em (Re)conexão com o Passado. Comunicação publicada nas atas da 10th International Conference on Digital Arts – ARTECH 2021, Aveiro, 13-15 de outubro de 2021.

Bernardino, I., Bidarra, J., Baptista, R., & Mamede, H. (2021). Serious Games for seniors: Learning safe behaviors on the web. Comunicação publicada nas atas da CISTI 2021 – 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Chaves, Portugal, 23-26 de junho de 2021.

Bidarra, J., Alves da Veiga, P., & Carvalho, I. C. (2021). 4AP – Empreendedorismo na indústria cultural e criativa. New DATA magazine, 05-09-2021.  ISSN 2184-9463.

Balula Dias, S., & Bidarra, J. (2020) A/B/C-Teach Framework: The application of AI in Blended Learning. In G. Ubachs (Ed.) The Envisioning Report for Empowering Universities. (pp. 22-24). Maastricht, NL: EADTU. Disponível em: https://tinyurl.com/empower-report-2020

Bidarra, J. (2020). O Papel do Mobile Learning na Educação. In Santos, V. (Ed.) Novas Tecnologias de Informação ao Serviço do Ensino / Formação. (pp. 170-173). IEFP, Citeforma, NOVA IMS. ISBN: 978-989-638-077-9.

Bidarra, J. (2020). Jogos no Ensino e na Formação. In Santos, V. (Ed.) Novas Tecnologias de Informação ao Serviço do Ensino / Formação. (pp. 134-138). IEFP, Citeforma, NOVA IMS. ISBN: 978-989-638-077-9.

Bidarra, J., & Severo, L. F. (2020). A espacialidade da tela vertical nas narrativas digitais contemporâneas e as reconfigurações do aspect ratio no audiovisual. Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia8(19), 177-191. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p177-191 Indexado: Latindex.  

Bidarra, J., & Sousa, N. (2020). Implementing Mobile Learning Within Personal Learning Environments: A Study of Two Online Courses. International Review of Research in Open and Distributed Learning21(4), 181-198.  DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v21i4.4891 Indexado: Scopus

Cruz, S., & Bidarra, J. (2020). Pelo Futuro do Passado – Uma instalação que (re)conecta a relação do homem com a natureza. Comunicação publicada nas atas da 2nd International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, ARTeFACTo 2020, Faro, 26-27 de novembro de 2020.

Køhler Simonsen, H., & Bidarra, J. (2020). Artificial Intelligence and Learning Activities: A Match made in Heaven? Paper publicado nas atas da conferência EDEN 2020 – 11th EDEN Research Workshop, Lisboa, Portugal, 21-23 de outubro de 2020.

Sampaio, K., Bidarra, J., & Araújo, C. (2020). Transmedia Storytelling in Open Educational Resources as a Methodology for Preventing Syphilis Among Young People. Paper publicado nas atas da conferência EDEN 2020 – 11th EDEN Research Workshop, Lisboa, Portugal, 21-23 de outubro de 2020.

Rocha, R. S., Gomes, Â. M., & Bidarra, J. (2020). Backyard Sounds: An Immersive Sound Experience in Almenara-Vale do Jequitinhonha, Brazil. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG), 11(1), 1-17. doi:10.4018/IJCICG.2020010101.  Indexado:  ACM Digital Library, CrossRef.

Bidarra, J. & Rusman, E. (2017). Towards a pedagogical model for science education: Bridging educational contexts through a blended learning approach, Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, 32(1), 6-20, DOI: 10.1080/02680513.2016.1265442.

Azevedo, W., & Bidarra, J. (2017). Blendwave: A sound design tool for audiovisual authors. Short paper publicado nas atas da 8th International Conference on Digital Arts – ARTECH 2017, Macau, 6-8 de setembro.
Carvalho, I., Porto, C., & Bidarra, J. (2017). FeelOpo: Feeling the beat of Oporto. Instalação de arte digital publicada nas atas da 8th International Conference on Digital Arts – ARTECH 2017, Macau, 6-8 de setembro.

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