Maria Potes Barbas
Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas é Professora Coordenadora (Comunicação e Multimédia Educacional); investigadora responsável no Instituto Politécnico de Santarém e Professora convidada da Universidade Aberta de Lisboa (30%). É Pró-Presidente de Projetos e Inovação e Membro efetivo do CIAC-UAB. É doutorada em Comunicação e Educação Multimídia pela Universidade Aberta e Pós-Doutorada pela Universidade de Aveiro (UA). Possui uma especialização em Educação e e-learning pela UAb. É Professora Coordenadora (Comunicação e Educação Multimédia) no ESE-IPS e professora convidada associada na Universidade Aberta. Também é Chefe dos Projetos e Internacionalização, Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Leciona as unidades curriculares de Projeto, Seminário e Argumento Interativo na Escola Superior de Educação de Santarém; tem experiência no desenvolvimento de ferramentas e projectos para a gestão do conhecimento sobre tecnologias de inovação, capitalização e estratégias de disseminação, intercâmbio transnacionalização e atividades de aprendizagem, eventos de concepção, apoio a decisores políticos). A sua área de investigação é “Tecnologia Educacional: comunicação, alfabetização digital e inclusão social”. Foi recentemente convidada para se tornar embaixatriz de “e-Skills for Jobs” em Portugal, uma iniciativa da UE baseada numa parceria que facilita a colaboração entre provedores de negócios e educação, atores públicos e privados, através de ações que atraiam jovens e promovam emprego. A investigação transnacional que realiza aborda o conceito de comunicação, média, ambientes digitais e virtuais. Colaborou no Centro de Ricerca della Sapienza per la Tutela della Persona del Minore (Universidade La Sapienza, Roma, Itália) e na Imagens do Grupo de Pesquisa, Palavras e Ideias (GIPI) na Faculdade de Humanidades da Universidade de Alcalá, Espanha. Tem sido proativa nos últimos anos em conectar empresas através do programa “Grand Coalition for Jobs”.
Interesses de investigação
Internet das coisas; Alfabetização digital; Ética; Género; Migrantes; Aplicações Eurostars; Avaliador (júri) em vários Exames Públicos para Especialista, Realidade aumentada; MOOC; Alliance do conhecimento – HIE_Businesses; Educação para Empreendedorismo, Interfaces naturais, eLearning, TV interativa, b-learning, e-Portfolios; Histórias da vida; Requalificação na Sociedade do Conhecimento; REDE ; Plataformas de desenvolvimento; Software de avaliação; Hipermedia, Desenvolvimento e Avaliação de Projeto e Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação; Mundos virtuais (Second Life); Fab_Labs, Redes Sociais, Voluntariado.
Publicações mais recentes
[2025] Potes Barbas, M., Teles Vieira, A., Ortega Mateo, M., Mavrommati, S., Thanopoulos, C., Bayram, D., Korkmaz Erdural, B., & Louka, S. (2025). Advancing STEM education and inclusion: Evaluating the impact of the FEMST project. INTED2025 Proceedings.
[2025] Potes Barbas, M., Teles Vieira, A., Duarte Branco, P., & Casimiro, E. (2025). Verfisum: Empowering inclusion and employment through digital educational innovation. INTED2025 Proceedings.
[2025] Potes Barbas, M., Teles Vieira, A., Duarte Branco, P., & Pinto, P. (2025). Bridging academia and society: Insights for citizen science and innovative PhD program design. END 2025 Proceedings.
[2023] Potes Barbas, M., Teles Vieira, A., & Duarte Branco, P. (2023). The importance of Chat GPT training for Higher Education: Case study. Advances in Design and Digital Communication IV, 695-705. Springer Nature Switzerland. Link
[2023] Lees, J., Gorini, L., Torjussen, S., Oliveira, M., Pinto, P., Potes Barbas, M., Martins, M., Jones, M. S., Sheppard, V., Petronilho, A., & Trindade, M. (2023). Transnational cooperation in enhancing researchers’ wider employability: the TRANSPEER project. Studies in Graduate and Postdoctoral Education, 14(1), 19-25. https://doi.org/10.1108/SGPE-12-2021-0083
[2022] Barbas, M. P., & Matos, P. (2022). DID.VALUE: An overview of professional development and its challenges for students with disabilities. In N. Martins, & D. Brandão (Eds.), Advances in design and digital communication III. DIGICOM 2022. Springer Series in Design and Innovation (Vol. 27). Springer; Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-20364-0_37
[2022] Barbas, Maria Potes., Matos, P., & Casimiro, E. (2022). Front winners: A project focused on the reskilling process of mentors for students with disabilities. ICERI2022 Proceedings (pp. 5548-5552). https://doi.org/10.21125/iceri.2022.1367
[2021] Barbas, M. P., & Matos, P. (2021, Março, 8-9). DID.VALUE: A project focused on developing a holistic model for inclusion of disadvantaged communities internships and jobs. 15th International Technology, Education and Development Conference (INTED2021) Proceedings. https://doi.org/10.21125/inted.2021.0961
[2021] Barbas, M. P., Morze, N., Widla, H., Gutierrez-Esteban, P., Guncagam, J., Hrubý, M., Bogdanova, D., Yakovleva, O., & Smyrnova-Trybulska, E. (2021). Smart education evolution in digital world in conditions of internationalisation of higher education – experts’ opinions. ICTE Journal, 10(1), 13-31. https://doi.org/10.2478/ijicte-2021-0002
[2021] Barbas, M., & Matos, P. (2021). “Flavours in Ead”: An Innovative Concept and Approach for an Intuitive and Effective E-learning Course. International Journal of Research in E-Learning, 7(2), 1-13. https://doi.org/10.31261/IJREL.2021.7.2.07
[2021] Barbas, M.P., Godinho, J., Matos, P. (2022). An initial research work on the evaluation of professor’s digital competencies: Metared overview. In: N. Martins, & D. Brandão (Eds.), Advances in Design and Digital Communication II. DIGICOM 2021. Springer Series in Design and Innovation, 19. Springer; Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-89735-2_36
[2021] Matos, P., & Barbas, M. P. (2021, Novembro, 8-9). DID.VALUE: An international project focused on building an open digital framework for educational resources on inclusive jobs and traineeships for young people with disabilities. 14th annual International Conference of Education, Research, and Innovation. https://doi.org/10.21125/iceri.2021.0057
[2020] Barbas, M. P., & Lopes, N. (2020). Curso de literacia digital para o mercado de trabalho: Formação de jovens com dificuldades intelectual e desenvolvimento (DID). In A. C. O. Pavão, E. Godoi, E. L. Ferreira, & F. I. Takakura (Orgs.), Funcionamento histórico e ideológico das políticas públicas de inclusão em confronto com as políticas educacionais para a diversidade social (pp. 7-15). Universidade Federal de Juiz de Fora. ISBN: F979_CDD371.9. http://hdl.handle.net/10400.15/3133
[2020] Barbas, M. P., & Matos, P. (2020). Uma experiência em ensino superior: A unidade curricular de relações laborais antes e durante a pandemia covid-19. Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 57–68. https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20666
[2020] Barbas, M. P., Babic,J., Car, Z., Gace, I., Lovrek, I,. Podobnik, V., Topolovac, I., Vdovic, H., Zilak, M., Gourves, A., Sable, C., Papp, I., Zichar, M., Franco, C., Foix, F., Keselj, A., Zubrinic, K., Brnardic, T., Vukovic, D. (2020). Analysis of emerging technologies for improving social inclusion of people with disabilities. University of Zagreb Faculty of Electrical Engineering and Computing. http://hdl.handle.net/10400.15/3096
[2020] Barbas, M. P., et al. (2020). Handbook – Training Course “Digital Literacy for the Labour Market”. Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54541-1-2. https://pt.calameo.com/books/0050412745906cdef772a
[2020] Barbas, M. P., Leal, S., & Loureiro, A. (2020). Editorial. Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 1–3. https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20659
[2020] Barbas, M. P., Leal, S., Pedro, R., José, M., & Kalamata, G. (2020). Handbook Pedagogical and Didactical Guideline – European project: The Starting Up – Accelerators of entrepreneurship 4 inclusion. IPSantarém School of Education. ISBN: 978-989-54541-2-9. https://pt.calameo.com/read/0050412748552a8d48b15
[2020] Barbas, M. P., Lopes, N. & José, M. (2020). CICLO project “Strengthening the circular economy skills of the EU Labour Services” – Circular economy in Portugal. ICERI2020, 13th International Conference of Education, Research, and Innovation Proceedings (pp. 5309-5316). http://hdl.handle.net/10400.15/3152
[2020] Barbas, M. P., Lopes, N., Matos, P., Novo, C., Luís, H., & José, M. (2020). Literacia digital para o mercado de trabalho: Formação inclusiva no ensino superior. Plano Nacional de Leitura 2027. http://hdl.handle.net/10400.15/3095
[2020] Barbas, M. P., Matos, P. & Lopes, N. (2020). Digital literacy for the labour market: Inclusive training in higher education. ICERI2020, 13th International Conference of Education, Research, and Innovation Proceedings (pp. 8106-8112). http://hdl.handle.net/10400.15/3093
[2020] Barbas, M. P., Pedro, R., Leal, S., José, M., Kalamata, G., & Vukovic, D. (2020). Entrepreneurship training course for mentors and pupils: a MOOC experience in HEI and business. ICERI2020, 13th International Conference of Education, Research, and Innovation Proceedings (pp. 5036-5040). http://hdl.handle.net/10400.15/3099
[2020] Barbas, M. P., Torres, A., & Lopes, N. (2020). Adaptação da unidade curricular “Educação a Distância” face ao surto pandémico covid-19. Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 102–110. https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20669
[2020] Barbas, M., Lopes, N., José, M. & Matos, P. (2020, Outubro, 24-26). Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho. Atas do VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho (pp. 196-203), Lisboa. https://vicongressoproinclusao.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/atas_parte_i_textos_completos_vi_congresso_final.pdf
[2020] José, M. R. V., & Barbas, M. P. (2020). Estudo sobre os perigos da internet: O fenómeno do catfishing em contexto de produção multimédia em educação. Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 47–56. https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20665
[2020] Matos, P., Barbas, M., Novo, C., Dias, M., & Loureiro, A. (2020). O projecto T21: Uma iniciativa europeia para jovens com necessidades educativas especiais. Revista da UI_IPSantarém, 7(2), 4–17. https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19269
[2020] Samartinho, J. P., Potes Barbas, M., Santos Rocha, R., & Leal, S. (2020). Editorial: Congresso Internacional da UI_IPS – Parte II. Revista da UI_IPSantarém, 7(2), 1–3. https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19263
[2019] Barbas, M., & Matos, P. (2019). Training in digital literacy for labour market: E-learning for young people with disabilities. 10th Annual International Scientific Conference Theoretical and Practical Aspects of Distance Learning. http://hdl.handle.net/10400.15/2892
[2017] Branco, P., Barros Dias, I., Falé, I., & Potes Barbas, M. (2017). Uptake ICT, an idea that stands against Digital Illiteracy. IJEDICT – International Journal of Education and Development using ICT. http://ijedict.dec.uwi.edu/
[2017] Dias, I. B., Barbas, M. P., Padeira, A. R., & Matos, P. (2017). Uptake ICT: a network of Stakeholders against digital illiteracy. Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento (UNED), Madrid. https://doi.org/10.5281/zenodo.858661
[2017] Matos, P., Barbas, M. P., & Barros Dias, I. (2017). Uptake ICT – MOOC on Digital Employability. International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI), Sevilha. https://doi.org/10.5281/zenodo.858679
Esta publicação também está disponível em: Inglês