Paulo Duarte Branco

Paulo Duarte é licenciado (2009) e mestre (2011) em Educação e Comunicação Multimédia pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESES) e Doutorado (aprovado por unanimidade com louvor e distinção) em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (2015), tendo obtido uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Iniciou a atividade profissional como freelancer em áreas como design, fotografia e web development até à conclusão da licenciatura, passando, a partir desse momento, a exercer a atividade de docência. Foi docente na Escola Superior de Educação de Santarém (2009 a 2017), na Escola Secundária do Entroncamento (2009-2010), na Escola Secundária Jácome Ratton (2010-2011) e, desde 2016, é Professor Adjunto no Instituto Superior de Tecnologias Avançadas.

Foi editor da revista Kriativ-tech e colaborador no Centro de Investigação “Centro di ricerca per la tutela della persona del minore [CeTM]” da Universitá di Roma – La Sapienza bem como da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, tendo sido bolseiro do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (2012-2015).

Conta com publicações e comunicações nacionais e internacionais ao longo da última década.

É membro do Conselho Científico no Instituto Superior de Tecnologias Avançadas (desde 2016) e Coordenador da Licenciatura em Engenharia Multimédia e do cTesp de Desenvolvimento de Produtos Multimédia (desde 2016).

É ainda avaliador de projetos para a Agência Nacional de Inovação (Programa P2020) e para a Agências Erasmus+ JA (Programa Erasmus+).

Foi membro do Conselho Diretivo da ESES (2007-2009), membro da Assessoria em Projetos e Internacionalização da ESES (2014-2017) e Secretário do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia da ESES (2014-2017).

É Professor Coordenador no Instituto Superior de Tecnologias Avançadas desde setembro de 2022, e desde dezembro de 2023 é Presidente do Conselho Pedagógico da mesma Instituição.

Interesses de investigação

Em termos de investigação, tem trabalhado essencialmente em ensino e formação, particularmente em áreas como os Media Sociais, Televisão Interativa, Aprendizagem ao longo da vida e Inclusão Social (com recurso às TIC).

Aliado à docência e investigação tem estado envolvido em diversos projetos de Investigação e Desenvolvimento nacionais e internacionais financiados, participando desde a fase de construção dos projetos (desenvolvimento da aplicação a submeter a financiamento) à fase do desenvolvimento (execução de atividades) e avaliação dos mesmos.

Publicações mais recentes

[2024] Barbas, M. P., Vieira, A.T., & Branco, P. D. (2024). The importance of ChatGPT training for higher education: Case study. In N. Martins, & D. Brandão (Eds.), Advances in Design and Digital Communication IV. DIGICOM 2023. Springer Series in Design and Innovation, 35 (pp. 695-705). Springer; Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-47281-7_57

[2023] Barbas, M. P., Vieira, A. T., & Branco, P. D. (2023). Changemakers: emerging experience for Youth. Proceedings of the 17th International Technology, Education and Development Conference – INTED2023, March 6-8, 2023, Valencia, Spain. https://doi.org/10.21125/inted.2023

[2023] Barbas, M. P., Vieira, A. T., & Branco, P. D. (2023). Predict: Jobs of the future with AI 4 Vet Inclusion. EduLearn23.

[2023] Branco, P. D., & Vieira, A. T. (2023). Educational resources in higher education: Experimental study. Revista Kriativ.tech.

[2021] Pinheiro, B. M., & Branco, P. D. (2021). MOOC accomplishment through gamification. Revista Kriativ.tech, 9(1).

[2021] Silva, F. O., & Branco, P. D. (2021). Smart Recycle – Development of a waste collection application. Revista Kriativ.tech 9(1).

[2020] Branco, P. D., & Brandão, P. R. (2020). Pedagogical model for distance learning at ISTEC. Smashwords. ISBN:978-989-33-1131-8. https://www.smashwords.com/books/view/1051968

[2018] Branco, P. (2018). Desenvolvimento de um MOOC – reflexões sobre o impacto deste tipo de formação em Instituições de Ensino e Participantes.Revista Kriativ.tech, 6.

[2018] Branco, P. (2018). Interação, Consumo e Efeitos Cognitivos dos Conteúdos Digitais. Revista Kriativ.tech, 6.

[2016] Branco, P., & Barbas, M. (2016). Conceptualização de um protótipo de uma aplicação interativa de vídeo em ambiente web. Revista UIIPS. ISSN: 2182-9608.

[2016] Branco, P., & Barbas, M. (2016). TV T21 Community – e-skills, social inclusion and employability. Proceedings of ICERI 2016, November 14-16, 2016, Seville, Spain. ISBN: 978-84-617-5895-1.

[2016] Branco, P., Barbas, M. (2016). TV.COMmunity – evaluation of an interactive video application with students and teachers. Proceedings of INTED 2016, 7-9 March, 2015, Valencia, Spain. ISBN: 978-84-608-5617-7.

[2015] Valerio, G., Rodríguez-Martinez, M., & Branco, P. (2015). Factors that affect learning in Health Sciences university students. Proceedings of INTCESS15 – 2nd International Conference on Education and Social Sciences, Istanbul, Turkey. ISBN: 978-605-64453-2-3.

Esta publicação também está disponível em: Inglês