Pedro Alves da Veiga

Pedro Alves da Veiga é um artista e investigador transdisciplinar, licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em Estudos Avançados de Média-Arte Digital pela Universidade Aberta e doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. Exerce a atividade de docente no Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Aberta e ainda na Cascais School of Arts & Design, tendo estado ligado durante mais de duas décadas à atividade empresarial, e contando com vários prémios de webdesign e multimédia. É investigador do CIAC e partilha regularmente resultados da sua investigação em conferências e publicações científicas especializadas sobre o papel social e as influências das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital. Desenvolve ainda atividade artística em assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais. As suas obras já foram expostas individual e coletivamente em Portugal, China e Estados Unidos da América.

Interesses de investigação

Arte generativa, arte e sociedade, sustentabilidade, artivismo, hactivismo, curadoria de arte digital. Tem participado em vários projetos de investigação envolvendo arte, ciência e tecnologia.

Publicações mais recentes

[2023] Alves da Veiga, A. (2023). Intersecções estéticas e poéticas no artivismo contemporâneo: arte computacional, audiovisual e generativa. Novos Olhares 11(2): 205276. 10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205276.

[2023] Alvelos, H.; Barreto, S.; Lima, C.; Penedos-Santiago, E.; Pereira, J. & Veiga, P.A. (2023). Just Between Meme and You: Online Memes as Health Communication Tools in Design and Media Arts Higher Education Curricula. In Proceedings of IAFOR 2023: The Paris Conference on Education, Paris, France. 10.22492/issn.2758-0962.2023.57

[2023] Alvelos, H.; Pereira, J.; Chatterjee, A.; Barreto, S.; Veiga, P.A.; Lima, C. & Penedos-Santiago, E. (2023). When in Memeland, Speak in Memes: Contributions of Design Towards the Betterment of Online Behavior Regarding Public Health. In Advances in Design and Digital Communication IV. Springer. 10.1007/978-3-031-47281-7_39

[2023] Alvelos, H.; Barreto, S.; Pereira, J.; Chatterjee, A.; Veiga, P.A.; Lima, C. & Santiago, E. (2023). When in Memeland, Speak in Memes: contributions of design towards the betterment of online behavior regarding public health. In Proceedings of DIGICOM 2023, 7th International Conference on Design and Digital Communication, Barcelos, Portugal.

[2023] Bidarra, J.; Veiga, P.A.; Sapucaia, R.; Wexel, J.; Tavares, M. & Costa, S. (2023). Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as Artes performativas digitais. RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning 6(1), 1-16. 10.34627/redvol6iss1e202301

[2023] Bidarra, J.; Mapar, M.; Caeiro, S.; Bacelar-Nicolau & P.; Veiga, P.A. (2023). Integrating Sustainability into Art and Design Education: Curriculum Development. In Proceedings of 29th International Conference of the International Sustainable Development Research Society – 2023, Malaysia.

[2023] Bidarra; João Paz; José Cravino & Ana Loureiro (Eds.), 49-63. LE@D, Universidade Aberta.

[2023] Carvalho, I.; Veiga, P.A.; Bidarra, J. (2023). ARTPRENEUR: uma proposta diferenciadora para a introdução ao empreendedorismo no ensino das artes. Aprendendo e Ensinando com Nativos Digitais, 87-95. CNE/Editora Telesapiens.

[2023] Mestre, R.; Veiga, P.A. & Orey, R. (2023). Um passeio sonoro interativo para a promoção de autorreconhecimento. In Proceedings of UbiMus2023 International Symposium on Ubiquitous Music, Derry, Ireland.

[2023] Olivero, L.; Veiga, P.A.; Araújo, A.; Silva, B. & Dourado, P. (Eds.) (2023). Proceedings of ARTECH 2023, the 11th International Conference on Digital and Interactive Arts: Digital Creation Processes. ACM – Digital Library.

[2023] Trigo, C; Veiga, P.A. & Santana, I. (2023). Poetics of Instability: Subversion of Gravity through Digital Performative Art. In Proceedings of ARTECH 2023 – Digital Creation Processes, 11th International Conference on Digital and Interactive Arts, Faro, Portugal.

[2023] Veiga, P.A.; Araújo, A. & Bidarra, J. (Eds.) (2023). Média-Arte Digital. Rotura- Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 3(1). Edições CIAC. Faro, Portugal. https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/issue/view/31

[2023] Veiga, P.A.; Araújo, A. & Bidarra, J. (2023). Média-Arte Digital: Ampliando Conceitos. Prefácio in Rotura, Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 3(1), 8-11. CIAC, Faro, Portugal.

[2023] Veiga, P.A. (2023). Post-fake artivism: how activism and art can break reflexivity. Science, Technology and Society for a Post-Truth Age, Emine Onculer Yayalar & Melike Sahinol (Eds.), 213-240. Vernon Press.

[2023] Veiga, P.A. (2023). Generative Video Art. Creating Digitally – Shifting Boundaries: Arts and Technologies – Contemporary Applications and Concepts, Anthony Brooks (Ed.), 241-266. Springer International Publishing. 10.1007/978-3-031-31360-8_9

[2023] Veiga, P.A. (2023). Comunicação, Arte e Tecnologia em Elearning: A Experiência do Doutoramento em Média-Arte Digital. Passado, Presente e Futuro(s) do eLearning emPortugal: 10 anos do eLIES, Lina Morgado; José

[2023] Veiga, P.A. (2023). Generative Ominous Dataset: Testing the Current Public Perception of Generative Art. In Proceedings of KUI ’23: 20th International Conference on Culture and Computer Science: Code and Materiality, Lisbon, Portugal. 10.1145/3623462.3623475

[2023] Veiga, P.A. (2023). Contemporary Net Art in ‘The Everywhere Museum of Everything’. Proceedings of POR.POL.NET Colloquium, Lisbon, Portugal.

[2023] Veiga, P.A. (2023). The Name of G.O.D.: Generative Ominous Datset. In Proceedings of III Encontro Internacional Lusófono Todas As Artes | Todos Os Nomes, Porto, Portugal.

[2022] Veiga, P.A. (2022). The Everywhere Museum of Everything: The Curatorship Challenge, from Digital Urban Art to NFTs. Art, Museums and Digital Cultures – Rethinking Change, Helena Barranha & Joana Simões Henriques (Eds.), 142-156. Institute of Art History, School of Social Sciences and Humanities, Universidade NOVA de Lisboa, in association with maat – Museum of Art, Architecture and Technology.

[2022] Veiga, P.A. (2022). Patient Zer0: Creating Online Generative Art During the COVID-19 Pandemic. International Journal of Art, Culture, Design, and Technology 11(3), 1-19. 10.4018/IJACDT.314953.

[2022] Alvelos, H.; Barreto, S.; Veiga, P.A. & Pereira, J. (2022). Mediations between scientific knowledge and cognitive bias: employing semantic assets and semiotic tools of communication design in media content circulation. In Proceedings of IV Conferência Internacional Comunicar Ciência, Covilhã, Portugal.

[2022] Travasso, R.; Veiga, P.A. & Gomes, J. (2022). Major Events that Changed the Instrumentalists’ Performance. International Journal of Music Science, Technology and Art 4(1), 50-62. 10.48293/IJMSTA-86.

[2022] Travasso, R.; Veiga, P.A. & Gomes, J. (2022). A Influência da Média-Arte Digital no Instrumentista e na sua Performance – Novos Caminhos Performativos. In Proceedings of ARTeFACTo 2022, 3rd International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology, Macau, China.

[2022] Veiga, P.A. (2022). Ciberperformance: da transposição à inovação. In Proceedings of VIII Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada – Olhares cruzados: representações das epidemias nas artes. Da catástrofe à resiliência, Évora, Portugal.

[2022] Veiga, P.A. (2022). The Cinematic Selfie: Questioning the Self through Generative Art. In Proceedings of Avanca Cinema – International Conference 2022, Avanca, Portugal. https://publication.avanca.org/index.php/avancacinema/article/view/439

[2022] Travasso, R.; Veiga, P.A. & Gomes, J. (2022). New aspects regarding the instrumentalists’ performance. In Proceedings of the 9th International Conference on New Music Concepts, Treviso, Italy.

[2021] Veiga, Pedro Alves da. (2021). Média Arte locativa em realidade aumentada enquanto catalizador de laços comunitários Peri-Urbanos e Inter-Geracionais”. Revista Húmus. V11, nº25: Brasil e Portugal leituras, experimentações, práticas comunitárias e coesão social e territorial. 11 25 (2021):http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16535

[2021] Veiga, P.A. (2021). Método e registo: uma proposta de utilização da a/r/cografia e dos diários digitais de bordo para a investigação centrada em criação e prática artística em média-arte digital. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 2, pp. 16-24. https://doi.org/10.34623/y2yd-0x57

[2021] Veiga, P.A. (2021). Realidade Pós-Fake: Uma Visão Através da Arte Digital. In Cristian Yáñez Aguilar, Élmano Ricarte e Lawrenberg Advincula (eds.), Cenários Comunicacionais: Novos Diálogos. Porto: Media XXI.

[2021] Veiga, P.A. (2021). The Everywhere Museum of Everything: The Curatorship Challenge, from Digital Urban Art to NFTs. In Helena Barranha and Joana Simões Henriques (eds.), Art, Museums and Digital Cultures → Rethinking Change. Lisboa: IHA, NOVA, FCSH & MAAT. ISBN: 978-989-54405-4-2, https://doi.org/10.34619/hwfg-s9yy

[2021] Veiga, P.A. & Sá, V. (eds.) (2021). International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 12(1). IGI-Global.

[2021] Veiga, P.A. & Sá, V. (2021). Advances on Digital and Interactive Arts. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 12(1), IGI-Global, pp. i-iv.

[2021] Bidarra, J., Alves da Veiga, P., & Carvalho, I. C. (2021). 4AP – Empreendedorismo na indústria cultural e criativa. New DATA magazine, 05-09-2021.  ISSN 2184-9463

[2020] Veiga, P. A. (2020). “A/R/COGRAFIA: A CRIATIVIDADE INVESTIGADA NA INVESTIGAÇÃO CRIATIVA”. Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia, Publicações Universidade Fernando Pessoa. https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/8875

[2020] Veiga, P. A. (2020). “Curating the Everywhere Museum of Everything”. Digital Creativity. https://doi.org/10.1080/14626268.2020.1782438

[2020] Veiga, P. A. (2020). O Museu de Tudo em Qualquer Parte. Arte e Cultura Digital: inter-ferir e curar. Coleção Humanitas, CIAC.

[2020] Veiga, P. A. (2020). “A/r/cografia – A Criatividade Investigada na Investigação Criativa”. In Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologi, Marques, D.; Gago, A. (Eds.) 51-74. Porto: Publicações Universidade Fernando Pessoa.

[2020] Veiga, P. A. (2020). “Hello, An Interactive Cinematic Generative Artwork”. Paper presented in Eleventh International Conference on Computational Creativity, Coimbra.

[2020] Veiga, P. A. (2020). “Speciesism | Ageism | Racism”. Paper presented in Avanca International Cinema Conference 2020, Avanca.

[2020] Veiga, P. A.; Tavares, M. (2020). “The End of Imperviousness”. Preface to International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, Special Issue on Advances in Digital Media-Art, edited by Veiga, Pedro Alves; Tavares, Mirian, v-viii. Hershey, PA, United States: IGI-Global.  https://www.igi-global.com/journal/international-journal-creative-interfaces-computer/1161.

[2020] Veiga, P. A.; Travasso, R. (2020). “Auschwitz do Pós-Moderno: Ação ou Abstenção?”. Paper presented in ARTeFACTo 2020, International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, Faro.

[2019] Arantes, P., Sá, V., Veiga, P.A., Marcos, A.F. (Eds.) (2019). Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, Portugal. ACM: Nova Iorque, Estados Unidos da América. ISBN: 978-1-4503-7250-3

[2019] Veiga, P.A. (2019). A/r/cography – Art, Research and Communication. In Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, Portugal. DOI: 10.1145/3359852.3359859

[2019] Marques, A.C & Veiga, P.A. (2019). Digital Artivism and Collaborative Artistic Practices – Introduction in the School Environment as a Citizenship Development Tool. In Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, Portugal. DOI: 10.1145/3359852.3359863

[2019] Veiga, P.A. (2019). Digital Art in the Age of Blackboxing and Blurring. Arts In Society 2019, Fourteenth International Conference on The Arts in Society, Lisboa, Portugal.

[2019] Veiga, P.A. (2019). Arte Quântica. In INTERACT, Revista Online de Arte, Ciência e Cultura, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens e CIC.Digital, Pólo FCSH, Lisboa, Portugal. Disponível em: http://interact.com.pt/30-31/arte-quantica/

[2019] Veiga, P.A. (2019). Principium: investigação criativa versus criatividade investigada. 1º Seminário Universidade Fernando Pessoa em Investigação Criativa, no cruzamento de Arte(s), Ciência(s) e Tecnologia(s), Porto, Portugal.

[2019] Dias, José Rodrigues; Penha, Rui; Morgado, Leonel; Alves da Veiga, Pedro; Carvalho, Elizabeth Simão; Fernandes-Marcos, Adérito (2019). Tele-Media-Art: Feasibility Tests of Web-Based Dance Education for the Blind Using Kinect and Sound Synthesis of Motion. International Journal of Technology and Human Interaction (IJTHI), 15(2). IGI-GLOBAL, pp. 11-28.

[2018] Veiga, Pedro (2018). You&Me. Artech-Int. Editions: Lisbon. ISBN: 978-989-99370-8-6

[2018] Veiga, Pedro (2018). You&Me (the infinite constellation of our senses). Proceedings of ARTeFACTo 2018, 1st International Conference of Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society. Universidade Aberta, Lisboa.

[2018] Veiga, Pedro; Araújo, António; Marcos, Adérito (Eds.) (2018). Proceedings of ARTeFACTo 2018, 1st International Conference of Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society. Artech-Int. Editions: Lisbon. ISBN: 978-989-99370-7-9

[2017] Veiga, Pedro (2017). Blended Reality: An analysis through the recent evolution of digital media art ecosystems. In Con la Red / En la Red: creación, investigación y comunicación cultural y artística en la era Internet, Lidia Bocanegra Barbecho (Medialab UGR), Ana García López (Eds.). Universidade de Granada, Downhill Publishing: New York, pp. 420-442.

[2017] Veiga, Pedro; Tavares, Mirian & Alvelos, Heitor (2017). Ecossistemas na blended-society: a experiência da média-arte digital. In CIBERCULTURA Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento, Helena Pires, Manuel Curado, Fábio Ribeiro, Pedro Andrade (Coords.). Edições Húmus: V. N. Famalicão, pp: 115-132.

[2017] Veiga, Pedro (2017). Alchimia: A Non-Touch Interactive Artwork. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG), 8(2). IGI-GLOBAL, pp. 13-22.

[2017] Veiga, Pedro (2017). Alchimia: an inexplicable or mysterious transmutation, a seemingly magical process of transformation, creation or combination. Proceedings of ARTECH International Conference 2017. Universidade de São José, Macau, pp. 175-178.

[2017] Veiga, Pedro (2017). From Generative to Performing. Proceedings of xCoAx 2017 International Conference. FBAUL, Lisboa. pp. 193-203.

[2017] Veiga, Pedro; Tavares, Mirian & Alvelos, Heitor (2017). How experience, attention and ubiquity economies affect the role of digital media art and artists. Journal of Spatial and Organizational Dynamics V(3), pp. 222-238.

[2017] Veiga, Pedro (2017). Generative Theatre of Totality. Journal of Science and Technology of the Arts, [S.l.], 9(3), p. 33-43.

[2016] Veiga, Pedro (2016). Bridging the divide: e-society or ecosystem? An analysis through digital-media art. Proceedings of IADIS e-Society Conference 2016, Vilamoura.

[2016] Veiga, Pedro (2016). Principium. ISBN: 978-136-67693-3-6.

Esta publicação também está disponível em: Inglês