Susana Colaço

Susana Colaço, professora Coordenadora na área de Formação de Professores/Educadores, doutorada em Matemática pela Universidade de Lisboa, Mestre e Licenciada em Matemática, pela Universidade Técnica de Lisboa.  Desenvolve investigação e tem coordenado/participado em diversos projetos nacionais e internacionais financiados (e.g. FCT e Erasmus+, entre outros) na área da formação de professores em Matemática, Educação Inclusiva, Sustentabilidade e utilização de recursos educativos na formação de Professores/Educadores. Professora com título de especialista, pelo Instituto Politécnico de Santarém, na área de Formação de professores/formadores e ciências da educação: Didática da Matemática.  É docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém) desde 1996 e pertenceu à Direção da Escola, no período de 2014-2018 (subdiretora) e de 2018-2022 (diretora).

Interesses de investigação

As principais áreas de interesse são a educação matemática, a utilização das TIC na educação matemática, formação e desenvolvimento profissional dos professores, literacia digital na educação matemática, educação inclusiva e conexões entre a matemática e as ciências utilizando a tecnologia.

Publicações mais recentes

[2022] Branco, N., Colaço, S., & Cavadas, B. (2022). Online teaching practices of Science and Mathematics preservice teachers in middle schools. In P. Bull, & G. Patterson (Eds.), Redefining teacher education and teacher preparation programs in the post-COVID-19 era (pp. 135-169). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-8298-5.ch011 

[2022] Cavadas, B., Linhares, E., Martins, M. C., Correia, M., Mestrinho, N., Branco, N., Santos, R., & Colaço, S. (Orgs.). (2022). IEMC2022 – Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. https://f093aaad-55b0-4bd0-9968-7d87e893dac0.filesusr.com/ugd/b6e219_027e4ee47d0740fb97977aa51d3b6f42.pdf 

[2022] Colaço, S., Piscalho, I., Correia, M., Pappámikail, L., Silva, P., Novo, C., Portelada, A. & Uva, M. (2022). Conjunto de materiais: Educação inclusiva. Módulo 5: Ambientes de aprendizagem inclusivos. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. 

[2022] Piscalho, I., Colaço, S., Seixas, S., & Silva, F. (2022). Conjunto de materiais: Educação inclusiva. Módulo 3: Desenho universal para a aprendizagem. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. 

[2021] Branco, N., Colaço, S., Serrazina, L., Ferreira, R., Santos, R., & Canavarro, A. P. (Eds.). (2021). Livro de atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática- EIEM21: Capacidades Matemáticas Transversais. Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM). 

[2021] Colaço, S., Silvestre, A. I., Jacinto, H., Pinto, H., Serrazina, L., & Branco, N. (Eds.). (2021). Atas do Seminário de Investigação em Educação Matemática XXXI SIEM. APM Associação de Professores de Matemática. https://www.apm.pt/siem_atas 

[2021] Rebelo, S., Colaço, S., & Branco, N. (2021). Narrativas infantis na aprendizagem matemática nos primeiros anos: Experiência de uma professora estagiária. XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática – XXXI SIEM. 

[2019] Cavadas, B., Linhares, E., Correia, M., Martins, M. C., Mestrinho, N., Branco, N., Santos, R., & Colaço, S. (2019). Inovação no ensino da matemática e das ciências. Interacções, 15(50). https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/PDF 

[2019] Cavadas, B., Linhares, E., Martins, M. C., Correia, M., Mestrinho, N., Branco, N., Santos, R., & Colaço, S. (Orgs.). (2019). IEMC2019 – Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 (1ª ed.). Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. https://encontroiemc.wixsite.com/iemc2019 

[2019] Pires, C., Dias, P. C., Galinha, S., Machado, J., Formosinho, J., Colaço, S., & Cardona, M. J. (Orgs.). (2019). Do institucional ao pedagógico: Pesquisas e práticas em administração educacional. Instituto Politécnico de Santarém – UI_IPS/ESE. https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/3160/1/1%20LIVRO%20-%20Publicac%cc%a7a%cc%83o%20MAE%20final.pdf 

[2018] Colaço, S., Branco, N., & Pato, M. V. (2018). Optimization problems at school: Some examples from the 1st to the 12th grades. In J. Beliën, A. P. Teixeira, H. W. Ittmann, J. L. de Miranda, M. Laumanns, & M. Pato (Eds.), Advances in operations research education (pp. 143-157). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-74104-8_10 

Esta publicação também está disponível em: Inglês