Evento

Absonus Lab apresenta Negentropy Nexus de Hugo Paquete


A Absonus Lab apresenta a residência online Negentropy Nexus: Reimaginando a Ópera Eletrónica — Arte e Tecnologia na Era Pós-Digital. O projeto propõe um espaço de criação e reflexão que reúne artistas, teóricos e investigadores internacionais de diferentes áreas para explorar as fronteiras da arte eletrónica, artes sonoras, inteligência artificial, performance e estética pós-digital.

Com foco em conceitos disruptivos como hiperobjetos e futuros especulativos. Baseada no conceito de negentropia—a força que cria ordem a partir do caos— a proposta desafia os paradigmas vigentes sobre o pós-digital e estéticas da disfuncionalidade na arte contemporânea, abrindo espaço para novas interpretações sobre aplicabilidade tecnologia, regularidade digital, criação partilhada entre humanos e máquinas e significação artística. A residência apresenta-se como uma extensão do projeto “NEGENTROPIA: O Último Homem na Terra Devastada” (2024), de Hugo Paquete, explorando uma articulação conceptual com os autores residentes.

Participam artistas de diferentes nacionalidades, incluindo Ana Santos (De-PT), Cláudio de Pina (PT), Daria Baiocchi (IT), Dan Antoniu (USA), Jack “Mia” Shamblin (USA), José Carlos Teixeira (USA-PT), Simona Dichio (IT), Sónia Carvalho (PT), Pedro Alves da Veiga (PT), R. Gritto (FR-PT), Vaida Tamoševičiūtė (LT) e Židrija Janušaitė (LT).

A curadoria é de Hugo Paquete, enquanto que os conteúdos digitais estão a cargo da equipa criativa da Absonus Lab. A produção é também realizada pela Absonus Lab, com Erica Frota como assistente de produção e Susana Nobre responsável pela gestão financeira.

O evento é online. Link oficial (aqui)


A Absonus Lab é uma entidade financiada pela Direção-Geral das Artes (Dgartes) e pela República Portuguesa / Cultura.

Projeto apoiado: NEGENTROPY: The Last Man in the Wasteland / NEGENTROPIA: O Último Homem na Terra Devastada. Uma Ópera Pós-techno de Hugo Paquete.

Conta também com o apoio institucional das seguintes entidades: Planetário do Porto — Centro Ciência Viva, Lisboa Incomum, Escola Superior Artística do Porto (ESAP), Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), Artech Internacional, ACE: Teatro do Bolhão, LTK4: Center Court Festival, Maus Hábitos — Espaço de Intervenção Cultural e Museu da Música Mecânica

Esta publicação também está disponível em: Inglês