Publicação

Adriana Freire Nogueira publica capítulo no livro (Re)visitar os Clássicos Greco-Latinos em Sala de Aula


A investigadora Adriana Freire Nogueira, do CIAC, escreveu o capítulo “Metaforizações dos mitos do ciclo cretense na poesia de autoria de Ana Luísa Amaral: desafios didáticos”, do livro (Re)visitar os Clássicos Greco-Latinos em Sala de Aula, coordenado por Cláudia Cravo e Susana Marques.

O livro reúne vários contributos que analisam sobretudo textos de autores portugueses de diferentes épocas, para revisitar os clássicos greco-latinos na sala de aula. A diversidade destas fontes visa inspirar os professores do ensino básico e secundário a promover diferentes métodos educativos nas suas aulas. Desta forma, poderão motivar os alunos para a receção da Antiguidade Clássica no mundo lusófono.

O que diz respeito ao capítulo da Adriana Nogueira, segundo a própria, o artigo parte de uma base mitológica, organizando-se em duas partes, precedidas de uma introdução, na qual se remete para vários aspetos da tradição e receção do mito de Ariadne: “na primeira parte, pretende-se perceber o papel da metaforização dos mitos do ciclo de Creta na poesia de Ana Luísa Amaral; na segunda, partir dos desafios que estes mitos nos colocam e descobrir as suas potencialidades para o ensino da poesia contemporânea, nomeadamente no Ensino Secundário, mas a ele não limitado”, refere.

O livro encontra-se em acesso aberto (aqui)

Esta publicação também está disponível em: Inglês