Divulgação
António Costa Valente recebe distinção em dois filmes no MA Beach Film Festival
António Costa Valente, investigador do CIAC, é curador de produção em dois filmes distinguidos no MA Beach Film Festival do Brasil, “O Antiquário” e “A Espuma e o Leão”.
O filme de animação “O Antiquário”, realizado pelo decano do cinema de animação português, Manuel Matos Barbosa, acaba de ser distinguido com o principal prémio da competição internacional do MA Beach Film Festival, no Brasil. Para além do prémio de Melhor Filme, o realizador foi ainda distinguido com o Prémio de Melhor Roteiro. “O Antiquário” é uma adaptação ao cinema de um conto de Fialho de Almeida, o filme contou com a voz do ator Ruy de Carvalho e com a música de Joaquim Pavão.
Neste festival também foi premiado o filme realizado por Cláudio Jordão “A Espuma e o Leão” com o Prémio Melhor Representação Temática. Este filme, sobre a história de Olhão, que contou com o apoio do município desta cidade, recebeu mais de 80 distinções em festivais dos 5 continentes.
O MA Beach Film Festival decorreu este ano em Cururupu no estado do Maranhão, estendendo as suas exibições e atividades por várias comunidades quilombolas, do interior, da Floresta dos Guarás e até aos conhecidos Lençóis do Maranhão.
Sobe o lema “Ancestralidade Negra e Direitos Humanos”, o festival juntou a literatura e o cinema, homenageando as trajetórias de Lourdinha Siqueira e José Araújo, enquanto artistas e defensores dos direitos humanos.
Dirigido pela cineasta brasileira Milena Carvalho, o festival reuniu curadores e um júri internacional de ambos os lados do Atlântico Sul, a América e a África.
“O Antiquário” e “A Espuma e o Leão” tiveram ambos curadoria de produção do investigador do CIAC, António Costa Valente, e contaram com o apoio do ICA do Ministério da Cultura, para além da participação do CIAC — Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
Esta publicação também está disponível em: Inglês