Publicação
Capítulo de Sílvia Leiria Viegas publicado em livro da Springer Nature
“Reformism Versus Resistance for the Right to the City”, capítulo escrito por Sílvia Leiria Viegas, investigadora do CIAC, foi recentemente publicado no The Palgrave Handbook of Global Social Change, parte da série Springer Nature.
O livro reúne artigos que exploram a ligação entre globalização, neoliberalismo e mudança social. Os capítulos centram-se, principalmente, nestes três temas e discutem o seu impacto em diferentes sociedades ao redor do mundo, em vários níveis. O principal objetivo é examinar a mudança social num mundo em constante transformação, com uma nova ordem económica, política e social.
No capítulo de sua autoria, Sílvia Viegas explora as posições de reformismo conciliatório e de resistência radical adoptadas por ativistas na Área Metropolitana de Lisboa, que visam a integração de grupos vulneráveis, como refugiados e outros migrantes forçados, em contextos urbanos de exclusão sócio espacial. Nesse meio, as associações locais que tratam de questões discriminatórias que ameaçam direitos fundamentais, nomeadamente racismo, xenofobia e questões de género, incluindo auto-representação e académicos, tornam-se atores importantes na promoção de dinâmicas novas ou renovadas.
O capítulo de Silvia Leiria Viegas está disponível aqui.
Esta publicação também está disponível em: Inglês