Chamada de trabalhos

Chamada de trabalhos para a Revista ROTURA a decorrer até 30 de abril de 2024


Já se encontra oficialmente aberto o período de submissão de artigos para próximo número da ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, do CIAC. O dossier temático centrar-se-á na temática “Ficção Viva”. A chamada de trabalhos decorre até dia 30 de abril de 2024.

O pensamento ficcional acompanha o próprio pensamento humano, como ser inventivo, inquieto de enredos, que conta a si e ao outro como modo de perceber-se tecelão e tecido da própria vida. A Ficção Viva, nesses termos, é aquela em que, na lida da vida e da arte, distinguir um e outro (vida e arte) já não é possível e nem o objetivo.

No campo científico, um ser pleno de verve investiga o compor dessas ficções que nos marcam humanos, que atravessam o tempo e as diferentes materialidades em que é possível enredar o corpo: do livro ao palco; da emulsão aos ecrãs; dos espaços íntimos aos espaços de exposição; das redes sociais aos portais de notícias; dos media digitais aos simuladores; das ondas sonoras às ondas sempre porvir.

Adjetivar como “Viva” aquilo que já é parte da própria vida, a Ficção, pode parecer redundante. Mas, ao longo tempo e dos diversos modos que o bicho humano ficciona, diante das tantas forças mercantis, às vezes a Ficção entra no automático, canoniza, elege um único caminho, se enterra no papel, na película, na cortina, no desejo de estar certo e repetir, na faixa mais vendida, na guerra de poder, no extermínio, no interdito… Às vezes já não é possível chamar de “Viva”, quando o motor de criar foi desligado e ficou o piloto automático, o olho cansado, a cabeça assente, a mão adestrada. O viço, às vezes, deixa a Ficção.

Neste número, nossa proposta é trazer a lume alguns casos em que a Ficção luta pela vida, e colecionar, com este Dossier, uma diversidade de materialidades, procedimentos criativos e experimentos ficcionais possíveis relatados e analisados em diferentes áreas da criação humana, que, de algum modo, contribuem para uma visão mais ampla das potencialidades da Ficção para o viver.

De 1 de fevereiro a 30 de abril de 2024, a ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, recebe Artigos, Ensaios, Entrevistas, Relatos de Processo, Crônicas de Arte e Ensaios Visuais para o Dossier temático “Ficção Viva”, e traz como sugestões os seguintes eixos temáticos, mas não somente:

  • Invenção de ser
  • Narrativas de si e do outro
  • A construção do sujeito na/pela ficção
  • Natureza e ficção
  • Jogos e artifícios
  • História e teorias da ficção
  • Poéticas ficcionais
  • Autoficção
  • Metaficção
  • Educação pela ficção
  • Literatura dos afetos

Datas Importantes:
Prazo para submissão de artigos: 30-04-2024

Notificação de aceitação: 28-06-2024
Envio da versão final: 13-09-2024
Publicação: 30-09-2024

A chamada para a secção Varia, que acolhe artigos de temática livre, assim como para Recensões, Crónicas de Arte e Entrevistas permanece aberta em fluxo contínuo.

Este número da revista ROTURA – com lançamento previsto em setembro de 2024 – conta com a edição dos investigadores Francisco Silva Cavalcante Jr. (Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil), Mirian Tavares (Universidade do Algarve, Faro, Portugal) e Patrícia Dourado (Universidade do Algarve, Faro, Portugal).

Esta publicação também está disponível em: Inglês