Chamada de trabalhos

Chamada de Trabalhos para a revista ROTURA a decorrer até 23 de setembro de 2024


Já se encontra oficialmente aberto o período de submissão de artigos para o próximo número da ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, do CIAC. O dossier temático será sobre “Crónicas Artísticas da Era Moderna: Explorando Expressões Culturais Contemporâneas”. A chamada de trabalhos decorre até 23 de setembro de 2024.

A exploração da cultura contemporânea e as suas manifestações na arte é de suma importância no mundo de hoje, em rápida evolução. À medida que a sociedade passa por mudanças transformadoras, também o faz o nosso entendimento da cultura e das formas como ela se expressa através da arte. Este número especial procura abordar essa evolução, reconhecendo que a arte não é apenas um reflexo da cultura, mas uma força dinâmica que molda e desafia normas e valores culturais.

As expressões culturais contemporâneas, seja através das artes visuais, literatura, música ou performance, são janelas para as complexidades do nosso tempo que refletem desenvolvimentos sociais, políticos, tecnológicos e filosóficos que definem a nossa era. Ao aprofundá-las, obtemos perceções sobre a condição humana e as forças que impulsionam a mudança cultural.

A expressão “Crónicas Artísticas” sublinha a ideia de que a arte serve como um registo do nosso tempo, capturando o espírito, as preocupações e aspirações da sociedade contemporânea. Isso implica uma qualidade narrativa que convide os leitores a envolverem-se com as histórias contadas através das criações artísticas.

O principal objetivo deste número especial é proporcionar uma análise abrangente das expressões culturais contemporâneas na arte. Pretendemos facilitar o diálogo e a análise crítica, permitindo que académicos, artistas, filósofos e leitores se envolvam numa exploração ponderada das formas como a arte tanto reflete como influencia a cultura moderna.

Esta chamada sublinha a importância da arte como um registo do nosso tempo e um catalisador para o discurso cultural, inspirando, informando e provocando uma reflexão junto de um público diversificado e comprometido.

Convidamo-lo a embarcar nesta viagem filosófica, mergulhando na paisagem sempre em evolução da cultura contemporânea e nas suas expressões artísticas. Damos as boas-vindas a contribuições que explorem os seguintes temas, mas não somente:

  • Exploração do género e características estilísticas em narrativas culturais contemporânea;
  • Investigação do papel das artes visuais na formação da identidade cultural;
  • Análise de figuras emblemáticas da cultura popular moderna;
  • Exame da identidade de género no contexto mais amplo do património cultural;
  • Descoberta das origens históricas e culturais das expressões artísticas;
  • Exploração de elementos cómicos dentro das práticas culturais contemporâneas;
  • Investigação de aspetos teóricos e práticos da comunicação intercultural através da lente da linguoculturologia;
  • Análise das representações das mulheres na cultura popular e de massas, situadas no contexto das representações artísticas modernas;

Contribuições que abordem estes temas a partir de diversas perspetivas disciplinares são bem-vindas para consideração neste próximo número.

A edição deste número da revista ROTURA ficará a cargo de Svitlana Derkach, artista e professora na Universidade Nacional de Cultura e Artes de Kiev. Publicou mais de 60 trabalhos de âmbito educacional e metodológico, dos quais se destaca o livro Directing Mass Celebrations.

Especialista em direção de espetáculos, Svitlana Derkach já dirigiu e organizou mais de 300 concertos, espetáculos, programas de televisão, cerimónias solenes, celebrações em massa, entre outros eventos.

Datas Importantes:
Prazo para submissão de artigos: 23-09-2024
Notificação de aceitação: 13-01-2025
Submissão da versão final: 24-01-2025
Publicação: 27-02-2025

A chamada para a secção Varia, que acolhe artigos com temas livres, bem como Crónicas de Arte e Entrevistas, permanece aberta em fluxo contínuo.

Esta publicação também está disponível em: Inglês