Divulgação

Ciclo de Processos de Criação CIAC+PUC-SP retorna para a segunda edição


A segunda edição do Ciclo de Processos de Criação 2025 (online), uma organização da Conferência Internacional Processos de Criação do CIAC, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, ocorre no âmbito do programa de aulas da Pós-Graduação Lato Sensu em Processos de Criação da PUC-SP e é transmitido pelo canal no YouTube da Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

A cada edição, o ciclo convida artistas e criadores de diferentes áreas para discutirem temas relacionados aos Processos de Criação na contemporaneidade. 

Nesta segunda edição, recebemos o ator, bailarino, coreógrafo e artista visual Roberto Alencar e o cineasta, dramaturgo e jornalista Evaldo Mocarzel, respetivamente dias 19 e 26 de novembro de 2025, às quartas-feiras.

O evento online é aberto ao público e emite declaração aos participantes inscritos.


🔹️ROBERTO ALENCAR é ator, bailarino, coreógrafo e artista visual, conhecido por sua atuação que transita entre o teatro, a dança e as artes visuais. Sua trajetória é marcada pela investigação do corpo como linguagem poética e pela fusão entre movimento, imagem e performance. Com experiências em diferentes coletivos e projetos autorais, Alencar desenvolve uma obra híbrida entre a performance e as artes visuais, destacando-se pela expressividade e pela sensibilidade estética de suas criações. Trabalhou em teatro, dança contemporânea, performance, cinema e televisão com diretores como José Possi Neto, José Celso Martinez Corrêa, Renata Melo, Elias Andreato, Helena Ignez, Hector Babenco, Maurício Farias e Elisa Ohtake. Foi integrante por onze anos da companhia de dança dirigida por Sandro Borelli e, desde 2015, atua no coletivo GRUA – Gentlemen de Rua, que investiga o corpo em espaços urbanos e no cinema. Como criador, dirigiu os espetáculos Um Porco Sentado, Alfaiataria de Gestos, Zoopraxiscópio, Aglomerado, O Olho da Agulha e Incunábula. Também atua como preparador corporal e diretor de movimento em produções teatrais, musicais e óperas – entre elas La Fanciulla del West (dir. Carla Camurati, TMSP), Grão da Voz (dir. Ligiana Costa, Theatro São Pedro) e Macbeth de Verdi (dir. Elisa Ohtake, TMSP). Como artista visual criou o projeto da revista ilustrada Tanz Kafka e como figurinista recebeu o Prêmio APCA 2022 de Melhor Figurino em Dança. 

📍19 de novembro, 19h (Brasil) | 22h (Portugal)

Link para o YouTube – Dia 1 – Roberto Alencar


🔹️EVALDO MOCARZEL é cineasta, dramaturgo e jornalista, reconhecido por sua obra voltada a temas sociais, existenciais e de inclusão. Formado em jornalismo, iniciou sua carreira no teatro e na crítica cultural antes de se dedicar ao cinema, onde se destacou como um dos principais nomes do documentário contemporâneo brasileiro. Seus filmes exploram com sensibilidade e rigor poético as realidades marginalizadas e as múltiplas faces da experiência humana, consolidando uma trajetória marcada pelo compromisso ético e estético com o olhar sobre o outro. Nasceu em 1960 em Niterói, Rio de Janeiro. Formou-se em Cinema na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou como jornalista e foi editor do Caderno 2, do jornal O Estado de São Paulo, durante oito anos. Cursou Cinema na New York Film Academy e fez parte durante quatro anos do Círculo de Dramaturgia do encenador Antunes Filho, no CPT, em São Paulo. É Doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Realizou dezenas de filmes, muitos deles dedicados às artes da cena. Como dramaturgo, dirigiu e escreveu diversas peças, encenadas por diferentes companhias. Cultiva um olhar apaixonado para as artes do espetáculo, que está presente em suas práticas do jornalismo cultural ao cinema e à dramaturgia. 

📍26 de novembro, 19h (Brasil) | 22h (Portugal)

Link para o YouTube – Dia 2 – Evaldo Mocarzel

INSCRIÇÕES (com emissão de declaração):

Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos «UID/04019/2025 – CIAC» DOI: 10.54499/UID/04019/2025 e «UID/PRR/04019/2025» DOI: 10.54499/UID/PRR/04019/2025.

Esta publicação também está disponível em: Inglês