Divulgação
“Circuitos: Exposição de Média-Arte Digital” é inaugurada na Universidade Aberta em Lisboa
No âmbito da unidade curricular de Curadoria e Intervenção Artística Digital (CIAD), os alunos do Doutoramento em Média-Arte Digital, da Universidade do Algarve e Universidade Aberta, desenvolveram uma proposta de projeto de curadoria colaborativa para a exposição “Circuitos: Exposição de Média-Arte Digital”. A exposição será inaugurada no dia 16 de julho, às 17h30, e estará patente até ao dia 19 de julho, no espaço da Universidade Aberta, situado na Rua Almirante Barroso, em Lisboa, como parte da programação do 11º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital.
A exposição “Circuitos” pretende promover debates plurais, interconectar os múltiplos artefactos – elementos energizantes do conceito – concomitantemente, com a criação de convergências com o local da exposição, participantes e visitantes.
“Circuitos”, enquanto conceito, surge como uma personagem nas histórias que narra ou que são narradas por outros: ganha voz ou encontra a sua voz através dos artistas-investigadores, dos artefactos, do público, do espaço, da localização geográfica e do decorrer das várias fases do projeto de curadoria colaborativa da exposição. Ao mesmo tempo, etimologicamente, circuitos (substantivo masculino) pode ser lido como: limite exterior de uma superfície ou de um espaço, contorno, perímetro; como um percurso feito à volta de algo; como uma viagem organizada (e.g. visita à exposição); série de condutores elétricos que podem ser percorridos por uma corrente elétrica. “Circuitos” – nome e conceito – contém uma multiplicidade de formatos, materiais, dispositivos e reflexões, que de forma simbólica ou literal, aguardam ser desencadeados pelos visitantes e outras singularidades. Como qualquer circuito elétrico, a exposição “Circuitos” dispõe de elementos variados, com funções diversas, que de forma metafórica, espelham-se nas criações dos artistas-investigadores e no diálogo estabelecido com os vários elementos intervenientes de uma exposição. Esta soma de conexões advém da associação da figura de um interruptor, um agente desencadeante do processo da passagem de corrente elétrica para as diferentes sinergias e comunicações que fluem através da média-arte digital.
Mais informações aqui.
Esta publicação também está disponível em: Inglês