Divulgação

Cristina Cavalcanti participa em exposição dedicada a Mulheres no Desporto


Cristina Cavalcanti integra a exposição Mulheres no Desporto: Pioneirismo, Desafios, Inspiração, Igualdade, promovida pelo Museu Nacional do Desporto/IPDJ — Instituto Português do Desporto e Juventude, que celebra a trajetória inspiradora das mulheres no desporto, desde as pioneiras até as atletas contemporâneas que desafiam estereótipos de género.

A obra INTRUSA[S], da investigadora e doutoranda em média-arte digital, provoca um olhar sobre a violência de género sofrida pelas mulheres, ao inspirar-se na trajetória de Kathrine Switzer, primeira mulher a correr oficialmente a Maratona de Boston, em 1967. Ao perceber que havia uma mulher, o diretor da corrida invadiu a pista e a empurrou com força, tentando expulsá-la. Este tipo de violência mostra como o corpo feminino é passível de ser tocado, sem consentimento.

A obra mostra uma mulher a correr pelas ruas de uma cidade. Mas percebemos que ela não sai do lugar. O seu esforço é em vão. Vemos uma mão que tenta ordenar, outra que tenta impedi-la, depois outra, que tenta tocá-la e a última, mais violenta, ameaçadora. A princípio vemos que a mulher não consegue correr, mas não sabemos o motivo. Só depois é que vemos as mãos e compreendemos o boicote que ela está a sofrer. O artefacto trata-se de uma videoinstalação que usa vídeos de bancos de imagens, inteligência artificial e realidade aumentada.

A exposição foi aberta ao público no dia 10 de outubro de 2024 e está patente no Centro Interpretativo do Jamor, em Lisboa.

Mais informações (aqui)


Esta publicação também está disponível em: Inglês