Divulgação

Edição especial da revista Arts sobre “Museus na Era Digital” acaba de ser publicada com Mirian Tavares como editora convidada
Foi publicada a 4 de junho de 2025 a edição especial da revista internacional Arts, dedicada ao tema “The Role of Museums in the Digital Age”. Esta publicação conta com a curadoria académica da vice-coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, que assina a edição como editora convidada.
A edição reúne investigações inovadoras sobre o impacto das tecnologias digitais e da inteligência artificial nos museus contemporâneos, abordando tanto as oportunidades para alargar o acesso e a preservação cultural, como os desafios éticos e políticos que emergem destas transformações.
Entre os destaques da revista encontra-se o artigo “Museums in Dispute: Artificial Intelligence, Digital Culture, and Critical Curation”, da investigadora Priscila Arantes (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). O artigo discute criticamente o papel da inteligência artificial na curadoria museológica, evidenciando os riscos da reprodução de desigualdades históricas e propondo o conceito de curadoria meta-algorítmica para enfrentar estas questões.
A publicação reforça a importância de uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias digitais no campo museológico, destacando o museu como espaço de disputa pela memória, pelo poder e pelas representações culturais.
O prazo para submissão de artigos para esta edição decorreu até 30 de maio de 2025.
Mais informações sobre a revista e o número especial podem ser consultadas [aqui].