Divulgação

Hugo Paquete dirige perfomance telemática online de Dan Antoniu


Hugo Paquete, investigador do CIAC, dirige a residência online “Negentropy Nexus”, que promove a colaboração entre artistas, teóricos e investigadores, fundindo música eletrónica, arte digital, IA e performance multimédia. Esta iniciativa fomenta expressões artísticas inovadoras e reflete sobre o papel da arte e da tecnologia na formação de novas paisagens culturais.

Uma das suas colaborações é na performance telemática online de Dan Antoniu: “Intertwining Infinities of Humans, Earth, and Sky” — “Online Residency Negentropy Nexus”, organizada pelo Absonus Lab. Esta peça inovadora explora os ritmos hipnóticos dos animais, humanos e dos nossos cérebros, fundindo-os com tecnologia para criar ambientes perceptuais.

A peça contém gravações de campo de insetos e aves do Uzbequistão, com um ritual ortodoxo de Semantron, e sons de ondas cerebrais em tempo real pelo percussionista Edward Cunneen. Atuam ao vivo Cunneen e o pianista Jixue Yang, explorando uma partitura dinâmica onde os performers navegam por várias caixas de texto, guiados pelos comandos visuais de Dan para moldar o som em tempo real. A perfomance é inspirada na soundpainting de Walter Thompson e nas técnicas de condução de Iancu Dumitrescu e Ana Maria Avram. Este evento promete uma interação única entre performers e eletrónica em diferentes estados. A visão de Dan é estabelecer uma ponte entre a natureza e a humanidade, criando um mar hipnótico de ritmos.

“Intertwining Infinities of Humans, Earth, and Sky” será no dia 11 de dezembro de 2024, às 20h.

Plataforma para assistir (aqui), e mais informações (aqui).


Artista: Dan Antoniu

Performers:

Pianista: Jixue Yang

Percussionista: Edward Cunneen

Esta publicação também está disponível em: Inglês