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Hugo Paquete disponibiliza online arquivo de obras dedicadas à performance interativa e ao som experimental
Hugo Paquete, investigador do CIAC e artista sonoro, anunciou a disponibilização pública de um conjunto de obras de arquivo da sua prática artística, agora acessíveis online pela primeira vez. Após um ano dedicado sobretudo a novos projetos, o autor revisita e divulga composições e sistemas que investigam a interseção entre performance interativa, som experimental e media computacional.
Entre os destaques está “C/Py+on”, partitura criada para a performance mediática Corpus Pygmalion, de Chris Ziegler, estreada no ZKM | Karlsruhe em 2011. O álbum apresenta um sistema cibernético de retroalimentação no qual o corpo da bailarina aciona e molda o som em tempo real — processo que o artista define como um “algoritmo de carne”. A obra aborda temas como criação, agência e corporalidade através de composição generativa, processos estocásticos e sistemas interativos personalizados.
O lançamento reúne:
- paisagens sonoras generativas e estruturas rítmicas derivadas de maquinaria de cena e movimento;
- esboços de sistemas interativos e peças sonoras concebidas para instalações;
- uma reinterpretação de uma ária de Mozart como ponto de partida para uma fragmentação digital.
Esta obra dialoga com a investigação contínua do autor sobre agência não humana, interações sistémicas e o papel do som na mediação entre corpos e tecnologia.
O álbum pode ser ouvido e explorado em:
https://paquete.bandcamp.com/album/c-py-on
Mais informações sobre a obra original:
https://zkm.de/en/event/2011/12/chris-ziegler-corpus-pygmalion
Outra obra agora disponibilizada ao público é “Unpredictable Systems and Collapse”, um sistema de meta-media para performance estreado no PNEM Sound Art Festival (Holanda, 2013). Esta criação atua como um hiper-instrumento disfónico, transformando o ambiente de trabalho do computador numa paisagem de entropia audiovisual. Construída com software personalizado, patches modulares de áudio e gráficos em tempo real, a obra explora temas como fragilidade sistémica, agência não humana e o potencial estético da falha digital.
O álbum capta a natureza imersiva e imprevisível do sistema, no qual o som surge como rasto audível de glitches, erros e estados do sistema. Constitui uma investigação precoce sobre o desvelar sonoro do inconsciente tecnológico — um tema que continua a orientar o trabalho atual do autor. Reflete também o seu compromisso contínuo com a exploração dos limites da arte sonora, dos sistemas generativos e dos media interativos.
Pode-se ouvir e explorar o álbum aqui:
https://paquete.bandcamp.com/album/unpredictable-systems-and-collapse
“Dromology of Orbital Bodies”, terceira obra disponibilizada, é um díptico de composições acusmáticas multicanal para 48 canais, desenvolvido durante a residência de investigação artística de Hugo Paquete no ZKM | Hertz-Lab entre 2018 e 2019. Esta obra sonifica dados cinemáticos em tempo real provenientes de satélites militares e comerciais, traduzindo a mecânica orbital em paisagens sonoras imersivas que interrogam a política do espaço cósmico e aquilo a que Paul Virilio chamou dromologia — o estudo da velocidade e das suas consequências políticas.
O álbum reúne duas peças complementares, Apoapsis e Periapsis, que traçam os arcos elípticos dos satélites entre os seus pontos mais distantes e as aproximações gravitacionais mais próximas. Através de hardware e software personalizados, a obra torna audíveis as arquitecturas ocultas de poder e controlo inscritas na infraestrutura orbital, combinando síntese granular, violência rítmica e campos harmónicos expansivos para evocar as dimensões físicas e simbólicas da vigilância e da velocidade. Dessa forma, reflete uma investigação interdisciplinar que envolve som, dados, design espacial e estudos críticos dos media.
Pode-se ouvir e explorar o álbum aqui:
https://paquete.bandcamp.com/album/dromology-of-orbital-bodies
A última obra disponibilizada foi “Dyspersive Objects”, um díptico de composições acusmáticas desenvolvido durante a residência artística do autor no ZKM | Institute for Music and Acoustics, em Karlsruhe, em 2011.O álbum reúne duas peças que exploram o comportamento espacial do som através do sistema de 48 canais do ZKM e do software proprietário Zirkonium.
O lançamento inclui:
- “Striping Strings and Broken Objects” – Um estudo micro-sónico sobre materiais de piano preparado, submetidos a decomposição granular e dispersão espacial, evocando temas de entropia e degradação material.
- “Dyspersive Velocity of the Masses” – Uma exploração macro-sónica de massas sonoras sintéticas envolvidas em fenómenos de enxameamento e dispersão induzidos por feedback, traduzindo princípios da teoria dos sistemas em paisagens auditivas imersivas.
As obras revelam um duplo foco na materialidade sonora e nos comportamentos emergentes, recorrendo aos recursos tecnológicos únicos do ZKM para investigar a acústica espacial enquanto território simultaneamente composicional e conceptual. A versão estéreo agora disponível procura preservar a complexidade estrutural e estética de peças inicialmente concebidas para difusão multicanal.
O lançamento poderá interessar especialmente a investigadores e profissionais que trabalham com áudio espacial, composição electroacústica, estudos do som e historiografia da arte dos media.
O álbum está disponível para audição e download através do Bandcamp:
https://paquete.bandcamp.com/album/dyspersive-objects
A iniciativa de disponibilizar as obras publicamente integra um esforço mais amplo do autor de tornar acessíveis trabalhos anteriores, mas conceptualmente persistentes, a investigadores, artistas e ao público geral.




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