Divulgação

Investigador do CIAC publica artigo sobre teatro no ambiente digital


Ruben Ferreira, investigador do CIAC, publicou o artigo “A Ação Estética Performativa e Narrativa Teatral em Ambiente Digital: Reflexões em Torno da 20.ª Edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa e da Produção de um Artefacto de Media Art Digital” na “Vista: Revista de Cultura Visual”.

Este artigo explora a ação estética e performativa em contexto digital e foca na análise da influência dos dispositivos digitais na narrativa performativa teatral, tanto em contexto de criação, como em contexto de exibição. O estudo abarca as produções da 20.ª edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, apresentadas online durante a pandemia da COVID-19, e a produção de uma vídeo-performance criada especificamente para um artefacto de media art digital, visando compreender os fenómenos estéticos da transição da performance física para o espaço digital. Para além da observação dos signos sensoriais que emergem da experimentação do cruzamento entre a performance, o vídeo e as artes plásticas, no quadro da vídeo-performance do artefacto, este estudo analisa essa mesma performance, bem como as performances do festival, a partir da grelha do cruzamento dos agentes e dos vetores da ciberperformance, reapropriada e expandida a esta investigação.

Ruben Ferreira é artista-investigador focado nas interseções entre media art digital e o teatro. Fez o Curso de Especialização Tecnológica em Fotografia (2012), na Escola Universitária das Artes de Coimbra, é licenciado em Estudos Artísticos – Minor em Artes e Património (2018), pela Universidade Aberta, é mestre em Artes Cénicas (2021), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e é doutorando em Média-Arte Digital na Universidade do Algarve, em parceria com a Universidade Aberta. Trabalhou em várias companhias de teatro como ator, cenógrafo e especialista em comunicação cultural e trabalha no Núcleo de Programação Cultural e Ligação à Sociedade da Universidade de Lisboa. Recentemente, concluiu o Curso Livre de Escola de Verão em Genética Teatral na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e participou na “I Conferência Internacional Processos de Criação” do CIAC.

O artigo completo encontra-se disponível (aqui).


Esta publicação também está disponível em: Inglês