Divulgação

Museu de Faro mantém disponível online “A ascensão do cinema italiano na coleção de cartazes do Museu de Faro”


Com foco na utilização de tecnologias emergentes e interativas, o Museu Municipal de Faro proporciona uma experiência digital de caráter permanente da sua coleção de cartazes de cinema italianos.

Entre os meses de novembro e dezembro de 2024, o Museu Municipal de Faro ofereceu ao público a oportunidade de observar um conjunto de cartazes italianos de cinema, que pertencem à coleção de Joaquim António Viegas.

Concluída a exposição, que reuniu 11 cartazes raros do período de 1909 a 1915, o Museu de Faro decidiu manter esta coleção através de uma exposição virtual online produzida em parceria com o CIAC. Além de mostrar os 11 exemplares apresentados no Museu, inclui nove outros que não puderam ser exibidos fisicamente devido a limitações de espaço e ao seu estado de conservação.

A exposição em permanência contém a história por de trás da indústria do cartaz e do cinema italiano do início do século XX, informações textuais e videográficas. Juntamente com os modelos 3D dos espaços do museu, as imagens dos cartazes são-nos reveladas de modo interativo e inovador. Através desta demonstração, é ainda possível observar dois cartazes incompletos que foram reinterpretados e completados utilizando tecnologias de Inteligência Artificial.

A exposição virtual de cartazes italianos foi produzida pelos investigadores Rui d’Orey e Alexandre Martins no âmbito de um projeto de investigação e divulgação da coleção de Joaquim António Viegas coordenado pelo investigador do CIAC, Jorge Carrega, pelo vice-coordenador do CIAC, Bruno Mendes da Silva, e pelo diretor do Museu de Faro, Marco Lopes.

Para aceder a esta experiência digital, clique (aqui).


Esta publicação também está disponível em: Inglês