Divulgação

Investigadoras do CIAC apresentam resultados do Projeto PROPS na Conferência BEING SEA-EU


As investigadoras Ana Filipa Martins e Susana Costa participam na Conferência BEING SEA-EU, que decorre de 10 a 12 de junho, com a comunicação “Interaction against hate: Media literacy and the PROPS project and at the University of Algarve – CIAC”.

Sobre a sua apresentação, as investigadoras começam por referir que na Universidade do Algarve, a educação e a investigação mediática, quer através dos ciclos de estudos oferecidos, quer através da atividade do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, têm-se baseado na interação com a comunidade e na criação e produção artística e cultural. Os vários projetos desenvolvidos nesta área têm proporcionado e aproveitado parcerias com órgãos de comunicação social regionais, associações, instituições públicas e escolas, entre outros parceiros nacionais e internacionais. Envolvendo investigadores e estudantes da UAlg, estes projetos constituem oportunidades para desenvolver competências de cidadania nos estudantes, para além dos conhecimentos e competências técnicas que adquirem.

Assim, será apresentado o projeto PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista, um projeto de investigação em curso com financiamento público que visa analisar e combater o discurso de ódio online, especificamente no contexto dos videojogos. Tem como objetivo aliar o estudo das questões relacionadas com o discurso de ódio a que crianças e jovens podem estar expostos quando jogam videojogos online com a produção de narrativas interativas que vão ao encontro dos seus interesses e linguagens, propondo formas alternativas de atuação e visando estimular a sua criatividade e pensamento crítico. Implementado em escolas da região do Algarve e não só, e envolvendo diversos agentes educativos, este projeto já produziu vários resultados relevantes. Por um lado, permitiu compreender melhor a ocorrência do discurso de ódio online entre os jovens e, por outro, as suas perceções sobre esta questão e como combatê-la para uma sociedade mais justa e diversificada.

A Conferência BEING SEA-EU terá lugar de 10 a 12 de junho de 2024, no coração do Mar Mediterrâneo, na cidade de Valleta, em Malta. Trata-se de uma oportunidade para apresentar os resultados de investigação relativos a diferentes disciplinas e campos e também para conhecer investigadores de toda a Europa que trabalham em áreas temáticas semelhantes.

Esta publicação também está disponível em: Inglês