Divulgação

Investigadores do CIAC apresentam trabalhos no IV Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais
Gabriela Borges e equipa de investigadores da Universidade do Algarve participaram em evento que destacou os Estudos Lusófonos e Ibero-Americanos no campo da ciência, cultura e artes.
A investigadora do CIAC e docente da Universidade do Algarve, Gabriela Borges, participou no IV Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC), realizado nos dias 26 e 27 de junho, na Universidade Lusófona, em Lisboa. Sob o tema “Os Estudos Lusófonos e Ibero-Americanos como campo de Investigação na Ciência, na Cultura e nas Artes”, o evento reuniu investigadores nacionais e internacionais num espaço de reflexão sobre as dinâmicas culturais dos países lusófonos e ibero-americanos.
Gabriela Borges apresentou a comunicação “Ativismo e Literacia do Fã: análise da parceria entre os fandoms brasileiros e a deputada Erika Hilton”, onde analisou como fandoms da cultura pop têm colaborado com a deputada federal Erika Hilton — a primeira mulher negra e trans eleita para o Congresso Nacional do Brasil — em campanhas sociopolíticas no X (antigo Twitter). A análise focou-se em três mobilizações digitais: #CriançaNãoÉMãe, #FandomsPelaAmazônia e #FCSContraaEscala6x1. Com base na proposta teórico-metodológica de Sigiliano e Borges (2024), a investigação evidenciou como essas ações reforçam competências críticas e criativas, bem como o senso de comunidade entre os fãs.
A investigadora foi também coautora da comunicação “Cultura e identidade: a transculturalidade e transnacionalidade em Fullmetal Alchemist”, apresentada com Danielle Cassita, mestranda em Comunicação e Media Digitais da UAlg. O estudo propôs uma análise da obra a partir da metodologia do Observatório da Qualidade no Audiovisual (Borges & Sigiliano, 2021), destacando a forma como o mangá japonês aborda identidades híbridas, questões universais e uma estética narrativa que dialoga com contextos históricos e culturais diversos.
Além de Gabriela Borges, outros investigadores e estudantes ligados ao CIAC também participaram no congresso:
- Valdemir Neto, doutorando em Média-Arte Digital, apresentou o projeto “Oblivium”, uma instalação em Média-Arte Digital sobre a memória dos imigrantes brasileiros em Portugal. A obra propõe um arquivo sensível de resistência quotidiana, através da fusão de videoarte e artivismo digital.
- Andressa Brum, mestranda em Comunicação e Media Digitais, discutiu o tema “Desinformação em Saúde Mental de Imigrantes no Instagram e TikTok”, analisando conteúdos e perfis voltados para imigrantes com base no conceito de capital social em rede de Raquel Recuero (2012), aplicando o método de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977).
- Sandra Cerqueira, também mestranda, apresentou a comunicação “Literacia Mediática e Desinformação sobre Imigração: uma proposta educativa no desenvolvimento do jogo ‘PÁTRIAS Escape’”. O estudo avaliou a eficácia do jogo no desenvolvimento de competências mediáticas entre estudantes universitários, tendo como referência os indicadores propostos por Ferrés & Piscitelli (2012).
A participação no IV Congresso da RNEC reafirma o compromisso do CIAC com o desenvolvimento de investigações interdisciplinares e inovadoras no campo da comunicação, cultura digital, literacia mediática e práticas artísticas contemporâneas, promovendo o diálogo entre academia e sociedade.