Publicação

Joaquim Guerra publica artigo no livro de atas Information Systems and Technologies – WorldCIST 2023


Joaquim Guerra, investigador do CIAC, publicou o artigo “And Now What (Part 1)? Language Teaching: How We Met the ERT Challenge?” no livro de atas Information Systems and Technologies – WorldCIST 2023 (vol.2).

O artigo de Joaquim Guerra teve como mote o ensino das línguas estrangeiras em geral, lembrando que autor os obstáculos que trouxe a Covid-19 e os sucessivos confinamentos. “A pandemia obrigou a uma mudança discursiva e metodológica com uma integração urgente das TIC no processo de ensino e aprendizagem. Estas permitiram a incorporação de aplicações que asseguram o contacto imediato e, ao mesmo tempo, estão ao alcance de todos os professores e alunos”, é referido no resumo da publicação.

Neste sentido, com base num inquérito que conduziu à elaboração de um questionário dirigido aos professores, o estudo conduzido por Joaquim Guerra visa fazer o ponto da situação do ensino das línguas estrangeiras, em particular, após o confinamento.

O artigo apresenta o percurso social, demográfico e académico dos participantes e o que consideram ser as suas dificuldades. O autor ressalta que, em suma, os dados revelaram que “enfrentaram dificuldades pedagógicas e tecnológicas semelhantes às de outros professores universitários, levando a crer que o Ensino Remoto de Emergência evidenciou a falta de preparo geral dos professores universitários para lidar com situações de emergência, como a vivenciada durante os lockdowns da Covid-19, independentemente do país e do contexto de ensino”.

A publicação Information Systems and Technologies – WorldCIST 2023 (vol.2) é composta por uma seleção de artigos da 12th World Conference on Information Systems and Technologies e traz à discussão resultados recentes, inovações e desafios da investigação moderna em sistemas e tecnologias de informação, abrangendo tópicos distintivos como Gestão da Informação e do Conhecimento e Modelos Organizacionais e Sistemas de Informação.

O artigo pode ser adquirido (aqui).

Esta publicação também está disponível em: Inglês