Divulgação
Jorge Carrega integra o Comité Científico do XVI Simpósio “La creación musical en la banda sonora”
O investigador do CIAC, Jorge Carrega, integra o Comité Científico do XVI Simpósio “La creación musical en la banda sonora”, organizado pela Comisión de trabajo de música y lenguajes audiovisuales da Sociedade Espanhola de Musicologia (SEDEM).
A temática do simpósio pode ser descrita por um trecho da apresentação: “As adaptações, versões, reelaborações e remixes são uma constante nas produções audiovisuais, do ‘cinema mudo’ aos memes da internet. A música demonstra uma grande versatilidade para propiciar estes trânsitos entre meios e géneros, contribuindo neste processo para atualizar a estética audiovisual e gerar novos significados. O teatro lírico e o cinema musical, os soundies e as performances televisivas, os videoclipes, a publicidade ou os videojogos, etc., entre estes géneros estabelecem-se fluxos e sinergias que merecem ser analisados. A convergência e a remediação dos média não são processos novos nem exclusivos da era digital, mas têm estado presentes, em maior ou menor grau, ao longo da história dos meios audiovisuais, e a música tem participado como outra linguagem nestes processos multimodais e transmédia.
Do mesmo modo, a indústria audiovisual e musical tem procurado alargar públicos e ganhar mercados por estratégias de produção e difusão internacionais. Este objetivo não só internacionalizou os géneros, como também levou a coproduções, duplas versões e adaptações que se repetiram ao longo da história. Estas estratégias criaram laços transnacionais entre artistas, géneros cinematográficos e repertórios musicais, especialmente entre Espanha, Portugal, Itália e o continente americano. Dos musicais folclóricos aos festivais da canção, das séries televisivas aos documentários, são muitos os exemplos no qual a música destas produções audiovisuais serviu para construir pontes e estabelecer diálogos entre diferentes culturas e territórios.
Há mais de duas décadas que os encontros realizados sob a designação de Simpósio Internacional “La creación musical de la banda sonora” servem de ponto de encontro para aqueles que abordam o papel da música na linguagem audiovisual em toda a sua amplitude, a partir de diferentes abordagens e disciplinas. Com esta vocação, a 16.ª edição presta especial atenção às convergências que se verificam tanto entre metodologias como nos próprios estudos de caso, visando criar um espaço de diálogo sobre o papel da música na linguagem audiovisual em diferentes suportes e em diferentes latitudes ao longo da história.”
Eis algumas das grandes linhas temáticas do simpósio:
- Metodologias para a análise dos géneros audiovisuais.
- A música para cinema em Espanha e os diálogos com outros países europeus e americanos.
- Música e televisão: programas, séries e outros formatos televisivos.
- Música e publicidade audiovisual, videoclipes e formatos afins.
- Música e videojogos
- Produção, circulação e consumo de música no ambiente digital.
- Audiências, cultura participativa e consumo de música
- Didática da música e linguagem audiovisual
A chamada de trabalhos está aberta até 15 de janeiro de 2025 e o evento realiza-se entre 3 e 5 de abril de 2025, em Áviles (Astúrias).
Mais informações (aqui).
Esta publicação também está disponível em: Inglês