Notícia

Mestranda em Comunicação e Medias Digitais cria projeto inovador e destaca-se no Concurso Poliempreende


A 20.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio Poliempreende, contou com a participação de um projeto que visa inovar o treino de bombeiros de aeroporto. Intitulado “Firefighter Simulator”, o software de realidade virtual (RV) multiplayer foi idealizado para proporcionar uma formação mais sustentável e realista para os profissionais da área.

A concepção do “Firefighter Simulator” está diretamente ligada à trajetória profissional e académica da sua criadora, Clarissa Plozzer, que é Chefe de Equipa no Serviço de Salvamento e Luta Contra Incêndios (SSLCI) no aeroporto de Faro e mestranda em Comunicação e Medias Digitais na Universidade do Algarve (UAlg). A ideia inicial tomou forma durante o segundo semestre do mestrado, na disciplina de “Comunicação Estratégica e Tecnologias Emergentes”, com um projeto preliminar de simulador em realidade mista.

“A ideia nasceu para suprir a necessidade de ter formação e treinos completos e mais realistas, para desenvolver e aprimorar as nossas funções e competências como bombeiros de aeroporto”, explica Clarissa Plozzer. “Além disso, os treinos tradicionais implicam gastos de recursos, como água, combustível e desgaste de equipamentos, que o simulador poderá anular”.

Impulsionado pela Professora Sandra Fernandes dos Santos, o projeto foi submetido ao Poliempreende. O “Firefighter Simulator” recebeu feedback valioso do júri, tendo sugerido a implementação de um plano de negócio mais robusto, o aprimoramento das características que diferenciam o simulador da concorrência e a exploração de outras vias de expansão do negócio.

A fase nacional do concurso será realizada entre os dias 2 e 6 de setembro na Universidade da Madeira, no Funchal. A aluna está confiante e entusiasmada com a oportunidade de apresentar a sua ideia a um painel de jurados de renome e competir com jovens empreendedores de todo o país. “Acredito que com uma revisão e melhoria do projeto, este tenha um bom potencial para ser um negócio de sucesso”, afirma.

A criadora do projeto acredita que a realidade virtual e simuladores como este têm um enorme potencial para revolucionar a formação profissional, “temos que começar a dar mais oportunidades a este tipo de tecnologias e acolhê-las no nosso dia a dia”, remata. O “Firefighter Simulator” é um projeto inovador que Clarissa Plozzer pretende tornar realidade.

Conheça o Mestrado em Comunicação e Medias Digitais (aqui).

Esta publicação também está disponível em: Inglês