Divulgação
Mirian Tavares é editora convidada da revista internacional Arts
Mirian Tavares, coordenadora e investigadora do CIAC, foi convidada para ser editora do próximo número da revista internacional Arts, que será dedicada ao tema “The Role of Museum in the Digital Age”.
Nesta edição, pretende-se mostrar que os museus desempenham um papel fundamental na era digital, preenchendo a lacuna entre a cultura tradicional e a tecnologia moderna, e servem como guardiões da história, da arte e da ciência, e a sua integração na paisagem digital que expande o seu alcance e impacto. Através de visitas virtuais, exposições online e arquivos digitais, os museus proporcionam acesso global às suas coleções, permitindo que pessoas de todos os cantos do mundo explorem e aprendam. Esta democratização de informação proporciona mais enriquecimento educacional e cultural.
Além do mais, as tecnologias digitais permitem que os museus preservem as suas coleções de forma mais eficaz, com imagens de alta resolução, digitalização 3D e exibições interativas que oferecem novas formas de documentar e apresentar artefactos, garantindo a sua longevidade e acessibilidade para as gerações futuras. As redes sociais e o marketing digital também desempenham papéis cruciais no envolvimento de públicos diversos, na promoção da interação comunitária e na promoção da consciência cultural.
O uso de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) em museus tem vindo a criar experiências mais imersivas e interativas, tornando a aprendizagem mais envolvente e memorável. Estas tecnologias melhoram a narrativa, dando vida à história e à arte, de forma que antes eram inimagináveis. Os museus na era digital não são apenas repositórios do passado, mas entidades dinâmicas e em evolução que utilizam a tecnologia para educar, inspirar e conectar pessoas.
A Arts é uma revista académica em acesso aberto que publica investigações novas e significativas sobre todos os aspectos das artes visuais e cénicas. Tem como objetivo promover a investigação crítica, o diálogo e abordagens inovadoras. Aceita artigos que apresentam estudos inovadores e significativos – teóricos, históricos, interdisciplinares e globais – bem como outras contribuições de amplo interesse académico.
A chamada de trabalhos para a edição “The Role of Museum in the Digital Age” decorre até 30 de maio de 2025.
Mais informações (aqui).
Esta publicação também está disponível em: Inglês