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Pedro Alves da Veiga ministra Masterclass “Performanthropica”


Pedro Alves da Veiga, investigador do CIAC, ministra Masterclass focada no projeto de software art, performance e som intitulado “Performanthropica”, projeto desenvolvido no âmbito da residência online “Negentropy Nexus”. O evento, organizado pela Absonus Lab, será online no dia 04/12/2024, pelas 18h30.

A obra “Performanthropica”, desenvolvida no âmbito da residência online “Negentropy Nexus: Reimagining Eletronic Opera — Art and Technology in the Post-Digital Age”, é um meta-projeto experimental que explora a interseção estética e conceptual dos hiperobjetos, futuros especulativos e estéticas pós-digitais. O projeto prospera nos limites entre a arte visual performativa e a tecnologia, explorando possibilidades criativas na era pós-digital.

No seu núcleo, “Performanthropica” é um sistema gerativo interativo totalmente programado em Processing 4. O sistema é personalizável a nível de software, oferecendo uma plataforma flexível para artistas e performers interagirem com ele de maneiras únicas. O que torna “Performanthropica” única é a sua capacidade de responder em tempo real aos gestos do performer, capturados pela webcam do computador, bem como através do uso do teclado para manipular várias funções e parâmetros. Isto cria uma interação dinâmica e em constante evolução entre o humano e a máquina, onde cada performance se torna uma expressão artística singular, irreproduzível na sua forma precisa. A capacidade de resposta em tempo real do sistema assegura que os gestos, movimentos e palavras faladas do performer moldem diretamente a saída visual, gerando um diálogo contínuo entre o performer e a obra de arte.

O projeto situa-se nas paisagens especulativas dos hiperobjetos — entidades que transcendem a compreensão humana e escalas temporais — convidando performers e audiências a contemplar os sistemas maiores e interconectados nos quais existimos. A estética pós-digital é central para este trabalho, reconhecendo a saturação das tecnologias digitais, imagens aumentadas e falhas na cultura contemporânea, ao mesmo tempo que vai além das suas aplicações superficiais para explorar envolvimentos mais profundos e especulativos com a poesia e a autoexpressão.

Ao integrar performance de spoken word com um ambiente gerado algorítmicamente, “Performanthropica” propõe novas formas de redefinir a performance contemporânea. Desafia noções convencionais de composições fixas ou narrativas escritas, substituindo-as por um espaço performativo fluido onde a arte, a tecnologia e a presença humana se redefinem continuamente umas às outras. Este projeto oferece uma abordagem inovadora à arte da performance, sugerindo novos modos de expressão e interação num mundo digital e pós-digital em rápida evolução.
Como prova de conceito/piloto de “Performanthropica”, o autor apresenta “Anacreontic”, uma interpretação performativa do poeta lírico e clérigo inglês do século XVII Robert Herrick.

Masterclass dia 4 de dezembro de 2024 às 18h30, link (aqui).

Mais informações sobre a obra e o artista.


Aspetos técnicos
Média: sistema performativo digital interativo, proporcionando um fluxo visual
Som: som ao vivo + som processado
Vídeo: processamento de vídeo em tempo real e animação generativa
Imagem: capturas processadas em tempo real e síntese de imagem

Esta publicação também está disponível em: Inglês