Divulgação

Exposição “A ascensão do cinema italiano na coleção de cartazes do Museu de Faro” distinguido com Prémio APOM 2025
A exposição virtual “A ascensão do cinema italiano na coleção de cartazes do Museu de Faro”, concebida por investigadores do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), foi distinguida com o Prémio APOM 2025 na categoria “Projeto e Conteúdos Digitais”.
A cerimónia de entrega dos Prémios APOM decorreu no passado dia 2 de junho, em Loulé, no âmbito das comemorações do 60.º aniversário da Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Esta edição contou com 125 candidaturas oriundas de museus, palácios, centros interpretativos e núcleos museológicos de todo o país, tendo o júri distinguido iniciativas inovadoras em diversas categorias.
O projeto premiado resulta de uma parceria institucional entre o Museu Municipal de Faro e o CIAC e foi desenvolvido no âmbito do projeto CURATE – Utilização Criativa de Tesouros Artísticos Revividos para a Educação, coordenado por Jorge Carrega, Bruno Mendes da Silva e Marco Lopes. A curadoria científica da exposição esteve a cargo de Jorge Carrega, com desenvolvimento digital de Alexandre Martins e Rui D’Orey.
A exposição virtual, disponível online em permanência, apresenta um conjunto de 20 cartazes de cinema italianos pertencentes à coleção de Joaquim António Viegas, datados entre 1909 e 1915, alguns deles ilustrados por artistas como Leopoldo Metlicovic e A. Vassalo. Onze destes cartazes integraram a mostra física inaugurada em novembro de 2024 no Museu de Faro. Os restantes nove, que não puderam ser expostos fisicamente devido a limitações de espaço e conservação, foram integrados exclusivamente na versão digital.
Entre os elementos inovadores do projeto destaca-se a utilização de tecnologias emergentes, como modelos 3D interativos dos espaços do museu, conteúdos videográficos e a aplicação de Inteligência Artificial para completar digitalmente cartazes incompletos. A exposição proporciona uma abordagem inovadora e acessível à história do cinema italiano e ao universo da arte gráfica, revelando a importância patrimonial e pedagógica deste acervo raro.
Este reconhecimento da APOM sublinha o valor da investigação e do trabalho colaborativo entre instituições culturais e científicas, promovendo novas formas de acesso, preservação e valorização do património cinematográfico.
A exposição pode ser visitada online (aqui).
Mais informações (aqui).