Publicação

Sílvia Leiria Viegas publica entrevista sobre integração de refugiados em Portugal


A entrevista a Alexander Kpatue Kweh, conduzida por Sílvia Leiria Viegas, com o título “Refugiados e espaços de inclusão”, integra o terceiro e último volume do dossier Cidades Africanas: Cidades, Raças e Emergências na África e na Diáspora, publicado em dezembro de 2023 no quadro da revista científica LAJE – vinculada ao grupo de pesquisa ¡DALE!, Decolonizar a América Latina e seus Espaços (@decolonizar), UFBA (Brasil). O editorial é de Céline Veríssimo, João Soares Pena e Murad Jorge Mussi Vaz.

A entrevista aborda o tema da integração de refugiados em Portugal, sobretudo nos últimos anos, em particular na Área Metropolitana de Lisboa.

Alexander Kpatue Kweh é originário da Libéria e naturalizado português sendo, atualmente, dirigente da União de Refugiados em Portugal (UREP) e coordenador do Fórum Refúgio Portugal.

Nesta entrevista, Alexander Kpatue Kweh debruça-se sobre questões ligadas às respostas públicas para o acolhimento de refugiados em Portugal e seus impactes na vida quotidiana, considerando ainda o aparecimento da pandemia da Covid-19. O direito à habitação e a estratégia política de desconcentração territorial de refugiados acolhidos ao abrigo de programas europeus e internacionais, bem como as perspetivas de um futuro inclusivo, foram alguns dos tópicos discutidos.

Este trabalho é produto da investigação-ação participativa e colaborativa desenvolvida por Sílvia Leiria Viegas no Fórum Refúgio Portugal, desde 2019. Esse conhecimento adquirido verte agora para o projeto em curso Refugee Research for (Post)COVID-19. National Measures and Local Actions in the Algarve: A Digital Tour for Access to Adequate Housing and Living Conditions, que Sílvia Leiria Viegas desenvolve no Centro de Investigação em Artes e Comunicação, da Universidade do Algarve, com financiamento da FCT (2021.03008.CEECIND).

A entrevista está disponível para leitura aqui.

Esta publicação também está disponível em: Inglês