O projeto TE-Con3 (Teaching English as Content in Tertiary Education) pretende desenvolver uma metodologia inovadora para o ensino de Inglês no Ensino Superior, com base numa sequência de módulos ajustados à complexidade da linguagem e à gramaticalidade de diferentes áreas académicas (Arquitetura, Arte e Media, Engenharia Automotiva, Ciências Biomédicas e Comunicação na Saúde, Geografia).

Trata-se de uma parceria estratégica internacional financiada pelo Erasmus +, coordenada pela Universidade de Varsóvia (Polónia) e cujos parceiros incluem a Politécnica de Varsóvia (Polónia), a Universidade de Tallinn (Estónia), a Universidade de Pitesti (Roménia), a Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha) e a Universidade do Algarve (Portugal). A equipa nacional do projeto é composta pelos investigadores do CIAC Manuel Célio Conceição (coordenador local), Neuza Costa, Pedro Sousa e Fátima Noronha.

A qualidade dos modelos de ensino de idiomas para estudantes universitários é uma condição necessária para a implementação dos ideais sociais promovidos pela União Europeia e indispensável na aldeia global. A mobilidade estudantil, os mercados de trabalho competitivos, o desenvolvimento da economia pan-europeia e a coesão geopolítica exigem um controlo acertado das ferramentas de comunicação compartilhadas. Ao oferecer um amplo espectro de assuntos académicos centrados na língua e na cultura, TE-Con3 promove a educação para a cidadania ativa, estimula o desenvolvimento linguístico e académico e potencias as habilidades sociais.

Esta publicação também está disponível em: Inglês