Divulgação
Ana Isabel Soares participa na Jornada “O Movimento das Coisas”
Ana Isabel Soares, investigadora do CIAC, irá participar na Jornada “’O Movimento das Coisas’, um filme de Manuela Serra”, no próximo dia 4 de outubro, com a comunicação individual “O Movimento Romântico das Coisas, Eco-Feminismo e Slow-Cinema”.
O filme “O Movimento das Coisas”, temática da jornada, foi realizado por Manuela Serra em 1985 e estreado após uma longa espera de 36 anos, com a sua estreia comercial em 2021. A produção do filme iniciou-se em 1979, quando Manuela Serra embarcou na rodagem da sua primeira e única obra como realizadora. No entanto, a conclusão do projeto só foi possível em 1985. A obra foi inicialmente exibida no Festival de Mannheim, onde recebeu o prestigiado prémio FilmduKaten, mas, apesar do reconhecimento obtido, nunca conseguiu distribuição comercial. Agora, numa versão restaurada a partir do negativo de câmara em 16mm, preservado pela Cinemateca Portuguesa, o filme ressurge. Com uma banda sonora original composta por José Mário Branco, “O Movimento das Coisas” é descrito como um poema visual que retrata o quotidiano de uma comunidade rural.
A Jornada dedicada à obra de Manuela Serra realiza-se no dia 4 de outubro, pelas 10h00, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), no Anfiteatro III. A entrada é livre.
A organização é da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Cluster Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos (CITCOM) do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e conta com apoio da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Mais informações (aqui).
Esta publicação também está disponível em: Inglês