Evento

Polo CIAC da Escola Superior de Teatro e Cinema organiza a iniciativa “Duas Peças em Estado Novo”


O polo CIAC da ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema, sedeado no Instituto Politécnico de Lisboa, organiza a iniciativa DUAS PEÇAS EM ESTADO NOVO no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com sessões programadas para os dias 18, 19 e 20 de outubro de 2024, no Museu do Aljube.

DUAS PEÇAS EM ESTADO NOVO inclui a apresentação de Uma Reputação, da autoria da dramaturga britânica Susannah Finzi, seguida de Partida ou a Mulher sem Medo, de Armando Nascimento Rosa. Tratam-se de duas obras que exploram e desconstroem por meio de diferentes vozes os variados mecanismos em ação numa sociedade regida pela ditadura, mas na qual germina o anseio pelo implemento da democracia, incluindo figuras do tempo do Estado Novo — o ditador e o seu confessor em diálogo irónico, e as vozes de resistência de Arajaryr Campos e Humberto Delgado, assassinados pela PIDE em 1965.

Este evento cénico, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, inclui ainda uma exposição temática, que confronta como interrogamos e relacionamo-nos com diferentes níveis de leitura das memórias históricas.

A iniciativa é composta por três sessões que terminam com uma conversa com o público e a equipa artística, incluindo os autores. O local das apresentações será no Auditório do Museu do Aljube, no dia 18 de outubro, pelas 19h00 e nos dias 19 e 20 de outubro, pelas 16h00. A entrada é livre, mediante marcação prévia, condicionada à lotação da sala.

Este projeto contou com o apoio do Instituto Politécnico de Lisboa e é dinamizado pelo Polo CIAC da ESTC.

Mais informações (aqui).


Museu do Aljube
Morada: Rua de Augusto Rosa, 42, Lisboa

Elenco e Equipa Técnica
Direção: Clara Ploux, Telmo Ferreira 
Interpretação: Adérito Lopes, Clara Passarinho, Fábio Nóbrega Vaz, Giulia Ester Silva, Nicolle Sá, Paulo Lages e Pedro Monteiro
Produção Executiva: A. Branco

Esta publicação também está disponível em: Inglês