Publicação

Investigadoras do CIAC publicam na revista Media, Pratice and Education


Ana Carvalho, Célia Vieira, Inês Guerra Santos e Rosimária Rocha, investigadoras do CIAC, publicaram o artigo “The online teaching of the performing arts in higher education in a context of confinement as a creativity challenge”, na revista Media, Pratice and Education (vol.25, n.º1).

No resumo do artigo lê-se que “a expansão da ciberperformance tem sido perceptível através do crescente acesso e desenvolvimento efetivo das tecnologias digitais para as artes cénicas, reforçada dentro do cenário pandémico dos últimos dois anos”. As autoras indicam que “para as instituições de ensino, nomeadamente o ensino superior, e especialmente no sector criativo, a criatividade tornou-se a palavra-chave para a adaptação a uma nova realidade que tem levado professores e artistas a experimentar modelos de performance online devido à sua capacidade de reinventar metodologias e formas de interação”.

Assim, este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto de investigação CyPet, do CIAC. Tendo por base os primeiros resultados, as autoras pretendem “mapear o panorama das artes performativas tanto no contexto do ensino como da prática online/híbrida e, consequentemente, como resultado, propor um novo modelo pedagógico tanto para o ensino superior como para a pós-graduação artística”.

A revista Media Practice and Education, é uma revista com revisão por pares que celebra o papel da prática criativa dos media no setor universitário e o seu importante lugar na nossa sociedade. Ao reunir os pilares distintos, mas interdependentes, da prática dos media, teoria dos media e educação dos media, a revista é caracterizada pela praxis dos media e fornece uma ponte crítica entre o artigo escrito tradicional e formas alternativas de disseminação criativa e crítica.

O artigo está disponível (aqui).


Esta publicação também está disponível em: Inglês